Atuação do produto nanotecnológico à base de substâncias orgânicas sobre as perdas no arranquio do amendoim
DOI:
https://doi.org/10.17648/sas.v1i1.93Palavras-chave:
Arachis hypogaea L., Colheita mecanizada, MaturaçãoResumo
A cultura do amendoim enfrenta inúmeros obstáculos durante o seu cultivo que podem prejudicar significativamente a produção e o retorno econômico da atividade. Diante disso, objetivou-se com este trabalho avaliar os impactos de produto à base de substâncias orgânicas sobre produtividade e perdas decorrentes do arranquio na cultura do amendoim. Para isso, foi realizado experimento em área agrícola de Ribeirão Preto – SP. O experimento possuiu delineamento em faixa contendo quatro tratamentos, um tratamento controle (testemunha) e três tratamentos com doses de produto nanotecnológico à base de complexo de substâncias orgânicas para a cultura do amendoim, e seis repetições, perfazendo 24 parcelas. Este produto foi aplicado aos 30 e 60 DAS (após a semeadura). As variáveis analisadas foram maturação, perdas e produtividade. A maturação foi avaliada aos 120 DAS e quanto as demais foram feitas no dia do arranquio. O tratamento que continha aplicação do produto somente na semeadura e aos 30 DAS foi o que apresentou maior produtividade bem como vagens maduras. Em relação às perdas, o maior valor foi observado no tratamento controle. Foi verificado que a aplicação do produto proporcionou maiores quantidade de vagens maduras, e o aumento da produtividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 South American Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.