Sobre a Revista

            Foco e escopo

                  A South American Sciences, inicia sua existência no ano de 2020, com anseio de contribuir de forma expressiva para a comunicação científica na América do Sul e colaborar para o desenvolvimento da ciência em todo território.

            Missão

            A South American Sciences tem como missão democratizar a divulgação e o acesso ao conhecimento científico na América do Sul, estabelecendo-se como um importante canal de comunicação científica, com foco na agilidade no processo de revisão por pares, com respeito aos padrões éticos exigidos e a qualidade dos conteúdos publicados. Sobretudo, em disponibilizar aos pesquisadores a possibilidade de publicação a um custo acessível e promover o acesso aberto a conteúdos científicos de qualidade.

 

            Objetivos

            Publicar trabalhos científicos originais e inéditos nas diversas áreas do conhecimento, principalmente, de temas relevantes para os países que compõem a América do Sul.

 

           Público-alvo

           Pesquisadores, professores, acadêmicos de graduação e pós-graduação, grupos de pesquisas e profissionais de cada área.

 

            Tipos de documentos

           Artigos científicos originais e inéditos, Revisões de literatura (Narrativa, Sistemática ou Integrativa). São aceitos trabalhos em português, inglês ou espanhol.

 

            Periodicidade

            O periódico South American Sciences (on-line, ISSN 2675-7222), é publicado semestralmente na modalidade fluxo contínuo, editado pelo Instituto PROS. 

 

            Políticas de submissão

            A revista não cobra taxa de submissão de artigos e revisões de literatura.

 

            Processo de Revisão por Pares

            A revisão do trabalho científico terá início apenas após avaliação prévia pelo editor-chefe. Trabalhos que não cumpram os requisitos exigidos nas instruções para autores, serão recusados de imediato ou devolvido aos autores para adequações.

         O corpo editorial, bem como os revisores "ad hoc" é essencialmente heterogênio e externo a instituição mantenedora da revista. Se cumprir os requisitos exigidos, o trabalho será enviado para o editor de seção, responsável pela área temática em estudo. O editor de seção conduzirá a avaliação por pares (duplo-cega), garantindo anonimato entre autores e avaliadores.

          Para revisão (avaliação) do trabalho, serão escolhidos pesquisadores de instituições diferentes dos autores e de diferentes regiões do país, ou mesmo internacionais. O parecer final será enviado aos autores, após apreciação do editor de seção e editor-chefe, cabendo a estes a decisão final.

            A revista preza pela agilidade no processo de revisão por pares, definindo como tempo máximo para envio da decisão final aos autores 120 dias (4 meses).

             Será dada preferência na fila de submissão a trabalhos enviados em língua estrangeira (inglês ou espanhol); para trabalhos em que os autores comuniquem ao editor-chefe, no ato da submissão, a intenção de realizar a tradução, caso trabalho seja aprovado, após processo de revisão por pares; e trabalhos cujos temas se enquadrem nas temáticas que são foco da revista. 

            Taxa de publicação

            A taxa de publicação cobrada pela revista é de vinte reais (R$20,00) por página, sendo valor total definido após a diagramação, em função do número total de páginas do trabalho.