Sobre a Revista

Foco e escopo

A South American Sciences, inicia sua existência no ano de 2020, com anseio de contribuir de forma expressiva para a comunicação científica na América do Sul e colaborar para o desenvolvimento da ciência em todo território.

Missão

A South American Sciences tem como missão democratizar a divulgação e o acesso ao conhecimento científico na América do Sul, estabelecendo-se como um importante canal de comunicação científica, com foco na agilidade no processo de revisão por pares, com respeito aos padrões éticos exigidos e a qualidade dos conteúdos publicados. Sobretudo, em disponibilizar aos pesquisadores a possibilidade de publicação a um custo acessível e promover o acesso aberto a conteúdos científicos de qualidade.

Desta forma, a revista permite às bibliotecas coletar, preservar e fornecer aos seus leitores  acesso aos trabalhos publicados, como intuito de promover a preservação digital por meio dos sistemas PKP Preservation Network, LOCKSS e CLOCKSS. 

Objetivos

De caráter inter/multidisciplinar, a South American Sciences tem por objetivo publicar trabalhos científicos originais e inéditos nas diversas áreas do conhecimento, de diversas regiões do mundo, mas principalmente, de temas relevantes para os países que compõem a América do Sul. 

 

Público-alvo

Pesquisadores, professores, acadêmicos de graduação e pós-graduação, grupos de pesquisas e profissionais de cada área.

 

Tipos de documentos

Artigos científicos originais e inéditos, Revisões de literatura (Narrativa, Sistemática ou Integrativa) e, em casos específicos, relatos de experiência. São aceitos trabalhos em português, inglês ou espanhol.

 

Periodicidade

O periódico South American Sciences (on-line, ISSN 2675-7222), é publicado semestralmente na modalidade fluxo contínuo, editado pelo Instituto PROS.

 

Políticas de submissão

A revista não cobra taxa de submissão de artigos e revisões de literatura.

 

Processo de Revisão por Pares (duplo-cega)

A revisão do trabalho científico terá início apenas após avaliação prévia pelo editor-chefe. Trabalhos que não cumpram os requisitos exigidos nas instruções para autores, serão recusados de imediato ou devolvido aos autores para adequações.

O corpo editorial, bem como osrevisores"ad hoc" é essencialmente heterogênio e externo a instituição mantenedora da revista. Se cumprir os requisitos exigidos, o trabalho será enviado para o editor de seção, responsável pela área temática em estudo. O editor de seção conduzirá a avaliação por pares (duplo-cega), garantindo anonimato entre autores e avaliadores.

Para revisão (avaliação) do trabalho, serão escolhidos pesquisadores de instituições diferentes dos autores e de diferentes regiões do país, ou mesmo internacionais. O parecer final será enviado aos autores, após apreciação do editor de seção e editor-chefe, cabendo a estes a decisão final.

A revista preza pela agilidade no processo de revisão por pares, definindo como tempo máximo para envio da decisão final aos autores 120 dias (4 meses).

Será dada preferência na fila de submissão a trabalhos enviados em língua estrangeira (inglês ou espanhol); para trabalhos em que os autores comuniquem ao editor-chefe, no ato da submissão, a intenção de realizar a tradução, caso trabalho seja aprovado, após processo de revisão por pares; e trabalhos cujos temas se enquadrem nas temáticas que são foco da revista.

 

Declaração de ética e boas práticas de publicação

Declaramos que a South American Sciences:  

Busca manter padrões de ética e de boas práticas de publicação, comprometendo-se com os princípios internacionais indicados pelo Committee on Publication Ethics – COPE, recomendando que Editores, autores e revisores se pautem de acordo com esses princípios. O princípio da impessoalidade e da transparência deve ser respeitado pelos editores e avaliadores na avaliação dos manuscritos, sendo expressamente proibida qualquer discriminação de raça, gênero, classe, nacionalidade, crença religiosa ou ideológica que interfira no processo de avaliação dos manuscritos do conteúdo intelectual. Todas as questões éticas relacionadas à pesquisa envolvendo seres humanos são de responsabilidade única dos autores. Quaisquer desvios das regras mencionadas acima devem ser informados ao Conselho Editorial para resoluções rápidas.

Cabe aos membros do Conselho Editorial contribuir para o desenvolvimento e bom gerenciamento da revista; ajudar na divulgação da revista e auxiliar os editores nas decisões sobre a revista.

É dever dos autores responsabilizar-se sobre o conteúdo do artigo, declarando que a contribuição é original e inédita e que o manuscrito não está sendo avaliado para publicação por outra revista; estar ciente de que o plágio se constitui em um comportamento antiético e inaceitável garantindo que o texto foge às situações descritas em Política de plágio; comunicar aos editores se for detectado qualquer erro ou imprecisão no trabalho publicado, para que o mesmo possa ser corrigido.

Os Avaliadores (pareceristas ad hoc) devem analisar o trabalho criticamente, sugerindo melhorias, caso necessário; comunicar aos editores caso não se sintam qualificados para revisar o texto submetido; recusar-se a fazer a avaliação se tiverem conflitos de interesses resultantes de relações competitivas, colaborativas ou em conexões com qualquer dos autores ou instituições ligadas aos artigos; informar imediatamente aos editores se tiver conhecimento de violação de direitos autorais e/ou plágio por parte do autor; auxiliar os editores em suas decisões, indicando possível parecer a ser adotado em relação a aceitação ou recusa do manuscrito para publicação.

É de responsabilidade dos Editores decidir sobre a publicação dos manuscritos submetidos, fundamentados nas políticas da revista; informar os autores e pareceristas sobre os processos de revisão pelos pares; selecionar pareceristas adequados, garantindo que todos os processos de avaliação e publicação sejam respeitados, de forma que se tenha uma avaliação justa e imparcial dos resultados por parte dos pares; assegurar que as identidades dos pareceristas sejam protegidas; sempre que necessário, publicar correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpa; consultar os membros do conselho editorial periodicamente para pedir suas opiniões sobre o funcionamento da revista e se informar de quaisquer mudanças nas políticas e identificar desafios futuros.

Política para Detecção de Plágio

Os trabalhos submetidos passarão por análise de plágio. Caso não estejam de acordo com os padrões éticos exigidos, se possível, serão devolvidos para correção antes de iniciar o processo de revisão por pares ou, caso contrário, serão imediatamente recusados.  

Deveres do Publisher

O INSTITUTO PROS garante que a obtenção de verbas de publicidade ou qualquer outra receita comercial não tem nenhum impacto ou influência sobre as decisões editoriais, sendo nosso principal objetivo disponibilizar aos pesquisadores a possibilidade de publicação a um custo acessível e promover o acesso aberto a conteúdos científicos de qualidade.

Todos os manuscritos submetidos são revisados buscando garantir a agilidade no processo de revisão por pares, com respeito aos padrões éticos exigidos e a qualidade dos conteúdos publicados.

Taxa de publicação

A revista cobra uma taxa destinada aos custos de revisão, diagramação, registro do DOI e manutenção da Revista. A taxa de publicação cobrada pela revista é de vinte e cinco reais (R$25,00) por página, sendo valor total definido após a diagramação, em função do número total de páginas do trabalho.