Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O artigo está formatado no layout e diagramação conforme modelo disponibilizado Modelo de Formatação de Artigo

Diretrizes para Autores

Normas

O arquivo submetido não deve conter os nomes dos autores. Os autores devem inserir como documento suplementar um arquivo contendo título, autores (com descrição da formação, afiliação e link do orcid) e uma declaração de autoria, assinada pelo autor principal do trabalho, conforme descrição no fim da página.

Os artigos e revisões devem ser submetidos em formato word “arquivos DOC”, espaçamento 1,5, fonte Arial, tamanho 12 normal, com margens esquerda e direita de 3 cm e superior e inferior de 2 cm; devendo seguir à seguinte sequência de apresentação:

Artigos - título em português, título em inglês, resumo, palavras-chave, Abstract, Keywords, Introdução; Material e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusões; Agradecimentos (opcional) e Referências.

Revisões - resumo, palavras-chave, Abstract, Keywords, Introdução; Métodos ou metodologia; Desenvolvimento do tema proposto (subdivididos em tópicos ou não); Considerações finais; Agradecimentos (opcional) e Referências.

Os artigos devem ter mínimo de 10 e máximo de 30 páginas.

Revisões de literatura devem ter mínimo de 18 e máximo de 40 páginas.

Título

Deve ser sucinto e informativo.  

Caso o trabalho seja submetido em português, deve-se apresentar a tradução para inglês e espanhol. Se submetido em inglês, apresentar a tradução para português e espanhol. Se a submissão for feita em espanhol, apresentar a tradução para o português e inglês.

Resumo

Deve ser escrito em um único parágrafo e conter entre 150 e 300 palavras. O resumo deve ser constituído de uma frase introdutória, que apresente o tema estudado; objetivos; material e métodos (informações mais relevantes); os principais resultados e conclusões.  

Palavras-chave

Os autores devem citar de três a cinco palavras-chaves, separadas por ponto e vírgula. Não devem ser utilizadas palavras ou termos já presentes no título do trabalho. Dependo da área temática em estudo, a critério dos autores, o item palavras-chave pode ser substituído por descritores.

Abstract

Tradução do resumo em inglês, ou em português, caso o trabalho esteja escrito em inglês ou espanhol.

Keywords

Tradução das palavras-chave em inglês, ou em português, caso o trabalho esteja escrito em inglês ou espanhol.

 

Resumen

Tradução do resumo para espanhol, caso o trablaho seja submetido em português ou inglês. 

Palabras clave

Tradução das palavras-chave para espanhol, caso o trabalho seja submetido em português ou inglês. 

 

Introdução

A introdução deve ser clara e sucinta, contendo a revisão bibliográfica a respeito do tema estudado, de forma que evidencie o problema abordado, servindo de suporte para a discussão dos resultados obtidos. O último parágrafo da introdução deve apresentar os objetivos do trabalho.

Material e Métodos

Este item pode ser escrito de forma contínua ou subdividido em tópicos. Deve apresentar as informações em ordem cronológica, facilitando a compreensão do texto. Todos os procedimentos adotados devem ser descritos, de maneira a permitir que o trabalho possa ser reproduzido.

A fórmula ou equações devem ser citadas como equação 1 ou destacadas entre parênteses (Equação 1). Devem ser inseridas como texto editável e não como imagens. Para tanto, deve-se utilizar ferramentas de edição de equações disponíveis (Word, por exemplo) ou outra ferramenta que permita editá-las.

Resultados e Discussão

A critério dos autores estes dois itens podem ser apresentados separadamente. Os resultados devem ser descritos de forma clara e objetiva. Deve-se seguir uma sequência lógica, com o apoio de tabelas e figuras (fotografias, gráficos, desenho, esquema, fluxograma, mapas, quadro, entre outros). Devem ser inseridas ao longo do texto como “tabela 1” ou “figura 2”, usando letra minúscula; ou destacado entre parênteses (Tabela 1 ou Figura 2). Os dados apresentados nas tabelas e ilustrações não devem ser repetidos no texto.

Para discutir os resultados, deve-se evitar citações excessivas, como as usadas para apontar conceitos básicos ou conhecimento comum. A discussão deve ter como foco a resposta para os problemas, as lacunas que a pesquisa buscou resolver, interpretando e contextualizando (embasar pela literatura), os resultados obtidos. Além disso, os autores devem enfatizar as contribuições da sua pesquisa para a área de estudo, demonstrando quais as aplicações práticas e a relevância da pesquisa. Deve-se pensar além do seu campo de estudo, pense nos contextos econômico, social, ético, tecnológico e outros. Novidades e sugestões também podem ser inseridas no final da discussão. Caso haja limitações no trabalho, estas devem ser devem ser esclarecidas. Sugere-se inserir as limitações após a descrição das contribuições do trabalho.

Conclusões

As conclusões devem ser coerentes com os objetivos apresentados no final da introdução.  O texto deve ser curto, claro e sucinto – sem repetições de resultados ou discussões adicionais.

Agradecimentos

Quando houver, em parágrafo único.

Referências

As citações e referências devem ser redigidas conforme ABNT NBR 6023/2018. Para tanto, recomendamos a utilização do Mecanismo On-line para Referências desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina - http://novo.more.ufsc.br/inicio.

Exemplos

Artigos científicos

PACHECO, Hélder Freire et al. A accountability das Organizações Sociais no SUS: uma análise do papel institucional do conselho estadual de saúde em pernambuco. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 30, n. 1, p. 1-20, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312020300108 .

Como citar:

Citação com autor incluído no texto: Pacheco et al. (2020)

Citação com autor não incluído no texto: (PACHECO et al., 2020)

RIOS, Márcio Lima; SILVA, Alisson Jadavi Pereira da; CARVALHO-SANTOS, Vagson Luiz. Soil loss as a desertification risk indicator: mapping and simulation in the salitre river sub-basin, northeast brazil. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 44, p. 1-18, 2020. http://dx.doi.org/10.36783/18069657rbcs20190159.

Como citar:

Citação com autor incluído no texto: Rios, Silva e Carvalho-santos (2020)

Citação com autor não incluído no texto: (RIOS; SILVA; CARVALHO-SANTOS, 2020)

Livros

CURY, Augusto.  20 Regras de Ouro Para Educar Filhos e Alunos: como formar mentes brilhantes na era da ansiedade. São Paulo: Planeta, 2017. 208 p.

Como citar:

Citação com autor incluído no texto: Cury et al. (2017)

Citação com autor não incluído no texto: (CURY et al., 2017)

Capítulo de livro

CALEGARI, Marcia Regina et al. Características e distribuição das principais classes de solo. In: BERTOL, Oromar João et al (ed.). Manual de conservação e conservação do solo e da água para o Estado do Paraná. Curitiba: Núcleo Estadual do Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (nepar-sbcs), 2019. p. 61-69.

Como citar:

Citação com autor incluído no texto: Calegari et al. (2019)

Citação com autor não incluído no texto: (CALEGARI et al., 2019)

Homepage

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAðDE. . COVID-19: painel coronavírus. 2020. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 09 jun. 2020.

Como citar:

Citação com autor incluído no texto: Brasil (2020)

Citação com autor não incluído no texto: (BRASIL, 2020)

Teses e dissertações

MACÊDO, Eline Mara Tavares et alSAÚDE COLETIVA NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: a prática docente. 2018. 163 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde do Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.

Como citar:

Citação com autor incluído no texto: Macêdo (2018)

Citação com autor não incluído no texto: (MACÊDO, 2018)

 

Plágio 

Os trabalhos submetidos passarão por análise de plágio, não sendo permitido mais do que 15%. Trabalhos que não se adequarem a essa norma serão devolvidos para correção antes de iniciar o processo de revisão por pares. 

Artigos Originais (Ciências Ambientais)

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.