Efeitos da aplicação foliar de doses de boro no amendoim
DOI:
https://doi.org/10.17648/sas.v1i2.72Palavras-chave:
Arachis hypogaea L., Adubação borratada, Adubação foliarResumo
O boro (B) é o micronutriente mais limitante para a produção de amendoim no Brasil. A adubação boratada foliar pode ser uma estratégia viável para o fornecimento desse nutriente í cultura. O objetivo deste estudo foi avaliar os componentes de produção da cultura do amendoim em função de diferentes doses de B via foliar. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com 4 repetições. Os tratamentos consistiram da aplicação de B (0, 250, 500, 750, 1.000, 1.250 e 1.500 g ha-1 de B), aplicados via foliar aos 30, 45 e 60 dias após a emergência da cultura. As parcelas foram de 3,6 metros de largura, com 4 linhas de plantio de espaçamento 0,90 m (2 linhas centrais como parcela útil), 20 metros de comprimento e um estande médio de 12 plantas por metro. A cultivar utilizada foi a IAC OL 4. Foram avaliados teor de B foliar e produtividade de vagens. Aplicações foliares de doses de B, entre 250 a 1.500 g ha-1, aumentam os teores de B nas folhas. No entanto, aplicações de B não influenciam a produtividade de vagens do amendoim mesmo em solo com baixo conteúdo de B (<0,12 mg dm-3). Conclui que mais estudos são recomendados para entender o efeito da adubação boratada nos componentes de produção do amendoim. Atualizações são necessárias nos índices de suficiências de B no solo e na planta para a cultura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.