Desempenho agronômico de cultivares de amendoim em diferentes épocas de semeadura nas condições de Sorriso-MT
DOI:
https://doi.org/10.17648/sas.v1i2.41Palavras-chave:
Arachis hypogaea L., Épocas, Produtividade, Amendoim no Mato GrossoResumo
Produtores do Mato Grosso tem demonstrado interesse no cultivo do amendoim, porém as informações geradas pela pesquisa ainda são insuficientes sobre épocas e cultivares. O objetivo deste estudo é determinar a melhor época de semeadura para 5 cultivares de amendoim nas condições de Sorriso-MT. O experimento foi conduzido em área experimental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFMT Campus Sorriso, localizado no município de Sorriso-MT. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, cada tratamento com 3 repetições, em esquema fatorial 5 x 5, sendo 5 épocas de semeadura (07/11/2019, 28/11/2019, 19/12/2019, 09/01/2020 e 30/01/2020) e 5 cultivares de amendoim (BRS 421 OL, BRS 423 OL, BRS 425 OL, desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento do Amendoim da Embrapa e as cultivares EC 98 AO e Granoleico desenvolvidas pelo Criadero El Carmen da Argentina. As parcelas foram compostas por 4 linhas de 4 metros de comprimento e espaçamento de 0,90 m. Aos 135 dias após a emergência foram colhidas as plantas da área útil para determinação da produtividade de amendoim em vagens e a massa de 100 grãos. Nas condições experimentais em que foi desenvolvida esta pesquisa, pode-se concluir que a cultivar BRS 425 OL e Granoleico obtiveram as maiores produtividades na época de 07 de novembro, enquanto a EC 98 AO foi mais produtiva em 30 de janeiro em comparação às demais épocas de semeadura. As cultivares BRS 421 OL e BRS 423 OL não obtiveram diferença significativa quanto a produtividade nas diferentes épocas de semeadura, apresentando resultados similares em todas as épocas de semeadura, demonstrando possível adaptação às diferentes épocas. Portanto, ainda não é possível a definição da melhor época de semeadura para a região, sendo necessário pelo menos mais um ano de avaliação. A cultivar BRS 421 OL apresentou a maior massa de 100 grãos em todas as épocas de semeadura em que ela está presente, em comparação as demais cultivares. A semeadura na primeira época (07 de novembro), promoveu a maior massa de 100 grãos nas cultivares BRS 423 OL e BRS 425 OL. A cultivar EC 98 AO obteve as maiores massas quando semeada em 07 de novembro e 30 de janeiro. A cultivar Granoleico não obteve diferença significativa quanto a massa de 100 grãos nas diferentes épocas de semeadura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.