Aplicação de produto orgânico influência nos parâmetros biofísicos da cultura do amendoim?
DOI:
https://doi.org/10.17648/sas.v1i1.96Palavras-chave:
Arachis hypogaea L., Bioativador, Nanotecnologia, ProdutividadeResumo
Novas alternativas de nutrição de plantas estão sendo testadas, dentre elas, estão os bioativadores de microrganismos no solo, como o Vitasoil, que estão proporcionado aumento da produtividade. Embora já tenha sido testado para algumas culturas, como soja, algodão, feijão, café e milho, ainda não há trabalho para a cultura do amendoim. Neste trabalho foi monitorado o desenvolvimento do amendoim, verificando os benefícios desse produto orgânico. Com isso este trabalho, objetivou-se avaliar os impactos de produto í base de substâncias orgânicas sobre o desenvolvimento da cultura do amendoim, verificando se houve incremento nas características biofísica desta cultura. O experimento foi realizado em área agrícola do município de Ribeirão Preto, estado de São Paulo. O delineamento foi em faixas com quatro tratamentos e 6 repetições, totalizando 24 parcelas. Os tratamentos, com doses do produto Vitasoil, avaliados foram: T1 - Tratamento controle (testemunha); T2 - 3 g ha-1 (semeadura) + 5 g ha-1 (30 DAS); T3 - 3 g ha-1 (semeadura) + 5 g ha-1 (30 DAS) + 5 g ha-1 (60 DAS); T4 - 5 g ha-1 (semeadura) + 7,5 g ha-1 (30 DAS) + 7,5 g ha-1 (60 DAS). As variáveis analisadas foram altura e largura das plantas, biomassa da parte aérea e da raiz, sendo que as avaliações foram feitas aos 45, 60, 80, 90 e 110 DAS (dias após a semeadura). Os tratamentos com aplicação do bioativador Vitasoil foram os que apresentaram maiores valores de altura, largura de planta e matéria seca de parte aérea. Para a matéria seca de raiz, o tratamento controle apresentou maiores valores em três dos cinco dias avaliados. São necessários mais estudos para definir qual a dose do produto permite atingir maior desenvolvimento dos parâmetros biofísicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.