Pegada de carbono do amendoim: um estudo bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.17648/sas.v1i2.44Palavras-chave:
Efeito Estufa, Impacto, SustentabilidadeResumo
O termo "pegada de carbono" para os produtos se refere í massa de gases de efeito estufa (GEE) emitida devido í produção, uso e descarte de um produto. Assim, estudos sobre pegada de carbono de produtos contabilizam as emissões provenientes de um conjunto de processos relacionados ao ciclo de vida de um produto (PANDEY et al., 2011). Este trabalho analisa de forma bibliométrica estudos feitos sobre a pegada de carbono na produção e nos produtos do amendoim. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa em artigos selecionados, onde se observou questões mais prementes da sustentabilidade, no que se refere ao esgotamento dos recursos de energia fóssil e a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera (GEE), como dióxido de carbono (CO2). O presente estudo teve como objetivo encontrar na base científica SCOPUS estudos sobre a pegada de carbono do amendoim. e com a pesquisa bibliométrica citar estudos sobre a pegada de carbono na produção do amendoim. Na base SCOPUS, com o uso das palavras chave peanut (amendoim), carbono e foodprint (pegada de carbono), foram encontradas 20 publicações e selecionadas 6 para discussão. Os resultados mostram que é incipiente os estudos sobre o tema, e que apenas 20 publicações foram feitas nos últimos 10 anos, denotando mais investigação sobre o impacto dos gases efeito estufa na produção do amendoim.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.