Qual o nível de competição da mucuna-preta com a cultura do amendoim?
DOI:
https://doi.org/10.17648/sas.v1i2.39Palavras-chave:
Arachis hypogaea L., Mucuna aterrima, Produtividade, plantas daninhas, Radiação fotossinteticamente ativaResumo
A interferência de plantas daninhas em convivência com o amendoim afeta o crescimento e desenvolvimento das plantas, podendo causar perdas superiores a 80% na produtividade da cultura. Dentre as principais espécies daninhas problemáticas nas áreas de produção de amendoim, tem-se observado aumento significativo das plantas trepadeiras, principalmente, da mucuna e cordas-de-viola. Diante disso, objetivou-se com este trabalho avaliar o impacto da competição da mucuna-preta no desenvolvimento das plantas e na produtividade do amendoim. O experimento foi conduzido em campo no delineamento em blocos casualizados, com 5 repetições. Os tratamentos foram constituídos por seis densidades de mucuna-preta (0, 1, 2, 3, 4 e 5 plantas/m2) em competição com a cultivar de amendoim IAC OL3. Durante os estágios reprodutivos R1 a R7, foram realizadas avaliações da radiação fotossinteticamente ativa interceptada pelas plantas daninhas e pela cultura do amendoim. Ao final do período experimental (130 DAS), foi realizada a colheita manual do amendoim e da mucuna-preta. Em seguida, foi determinada a massa seca da parte aérea da mucuna-preta e do amendoim. Determinou-se, também, o número e massa das vagens e sementes do amendoim. Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância pelo teste F e as médias comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. Com base nos resultados obtidos, verificou-se que a massa vegetativa da mucuna-preta, independente da densidade de plantas, proporcionou sombreamento no amendoim, reduzindo, em média, 90% a interceptação da radiação fotossinteticamente ativa pela cultura, 70% a massa vegetativa do amendoim e 76% a produtividade de vagens e sementes do amendoim. Diante disso, conclui-se que a mucuna-preta é uma planta bastante agressiva em competição com a cultura do amendoim e causa sérios prejuízos na densidade de uma ou mais plantas /m2.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.