Mistura de herbicidas na cultura do amendoim
DOI:
https://doi.org/10.52755/sas.v2iedesp1.154Palavras-chave:
Arachis hypogaea L.; controle químico; intoxicação; manejo; produtividade..Resumo
1
1
A mistura de herbicidas em cultivos agrícolas é uma estratégia de manejo de plantas daninhas que já vem sendo empregada há muitos anos em todo o país. No entanto, é uma prática que foi regulamentada recentemente e, por isso, muitas vezes tem sido empregada de forma indiscriminada e inapropriada. Este trabalho teve como objetivo avaliar a seletividade de misturas de herbicidas aplicadas em pré-emergência na cultura do amendoim, cultivar Granoleico. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, tendo como tratamentos 13 misturas de herbicidas aplicadas em pré-emergência e uma testemunha (sem tratamento químico), com 4 repetições. Foram realizadas avaliações semanais de intoxicação do amendoim dos 7 aos 84 dias após a aplicação das misturas. Ao final do ciclo do amendoim (140 dias após a semeadura) foi determinada a produtividade de vagens e os dados extrapolados para kg ha-1. Os resultados obtidos foram submetidos í análise de variância pelo teste F, e as médias, comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Dentre os tratamentos e parâmetros avaliados, verificou-se que a mistura de flumioxazina + clorimuron, sulfentrazone + imazetapir e sulfentrazone + clomazone proporcionaram reduções significativas de todos os parâmetros. De posse dos resultados levantados neste estudo, concluiu-se que as misturas dos herbicidas diclosulan + s-metolachlor, diclosulan + trifluralina, diclosulan + imazetapir, flumioxazina + imazetapir e flumioxazina + imazapic foram seletivas para a cultura do amendoim. Nas doses, tipo de solo e condições edafoclimáticas estudadas, as misturas de flumioxazina + trifluralina. flumioxazina + s-metolachlor, fomesafen + s-metolachlor, diclosulan + imazapic, imazetapir + flumioxazina, sulfentrazone + imazetapir, flumioxazina + clorimuron e sulfentrazone + clomazone não são seletivos para cultura, podendo causar redução de até 56% na produtividade do amendoim.
Downloads

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Gabriel Ranchert Marques, Willians César Carrega, Ana Eliza Piazentine, Pedro Luís da Costa Aguiar Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.