Amendoim submetido a níveis de irrigação
DOI:
https://doi.org/10.17648/sas.v1i2.98Palavras-chave:
Arachis hypogaea L., Crescimento , Manejo, Produtividade, Radiação fotossinteticamente ativaResumo
Compreender os efeitos que a deficiência hídrica exerce nas plantas, é de fundamental importância para o desenvolvimento de estratégias de manejo. Por isso, objetivou-se avaliar a aplicação de níveis de irrigação plena e deficitária no desenvolvimento e produtividade da cultivar de amendoim IAC 505. Realizou-se um experimento em blocos casualizados, com cinco lâminas de irrigação (L1= 100%; L2= 94%; L3= 63%; L4= 27% e L5= 8% da evapotranspiração de campo, ETc), com 4 repetições. Foram realizadas avaliações de crescimento, interceptação da radiação fotossintéticamente ativa, massa seca da parte aérea e produtividade de vagens. De pose dos resultados, verificou-se que as lâminas de irrigação inferiores a 63% da ETc, pode reduzir o crescimento das plantas em 32%, reduzir a interceptação de radiação fotossintéticamente ativa em 54%, proporcionar menor acúmulo de massa seca, chegando a 49% de redução e causar perdas de até 64% na produtividade de vagens da cultivar de amendoim IAC 505.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.