Produtividade de vagens e aflatoxina para amendoim cultivado sob diferentes manejos de solo na renovação de canavial no sistema MEIOSI
DOI:
https://doi.org/10.52755/sas.v2iedesp1.136Palavras-chave:
Arachis hypogaea L, semeadura direta, escarificador, perdas na colheitaResumo
O objetivo desta pesquisa foi estudar o efeito de três manejos do solo: convencional, reduzido e sem preparo (semeadura direta) para a cultura do amendoim cv. IAC-503 semeado em sucessão com cana-de-açúcar no sistema MEIOSI, sobre as características agronômicas, produtividade e aflatoxina nos grãos colhidos. O ensaio foi realizado na safra 2020/2021 no município de Planalto (São Paulo, Brasil) sob área de cana-de-açúcar colhida crua, usando delineamento experimental de blocos casualizados, com três preparos do solo (convencional, reduzido com subsolador e semeadura direta) e sete repetições. Nenhuma diferença estatística foi verificada entre os tratamentos para produtividade de vagens. Por outro lado, as maiores perdas de vagens foram verificadas no preparo com escarificador e os maiores níveis de afaltoxina foram verificados na semeadura direta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Olavo Betiol, Rodrigo Valochi, Marcos Doniseti Michelotto, Carlos Eduardo Angeli Furlani , Denizart Bolonhezi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.