Caracterização de Ambientes de Produção para Amendoim na Região Alta Paulista
DOI:
https://doi.org/10.17648/sas.v1i2.52Palavras-chave:
Arachis hypogaea L., PEDOLOGIA, CLIMA, PRODUTIVIDADEResumo
1
ÂNão há informação sistematizada para o amendoim sobre caracterização de ambientes de produção, assim como há dúvidas sobre os principais fatores que determinam altas produtividades. Com os objetivo de identificar quais fatores determinaram altas produtividades e iniciar a construção do conceito de ambientes de produção para o amendoim, foram monitoradas as colheitas em 45 áreas comerciais nas safras 2017/2018, 2018/2019 e 2019/2020 na região de Tupã/SP. Foi proposta metodologia de avaliação da produtividade (entre 1,8 e 2,42 ha) e levantadas informações de solo e microclima em cada área. Os resultados permitiram identificar quatro estratos de produtividade (> 6200, 6200-5175, 5175-4125 e < 4125 kg ha-1), com frequência variando com a ocorrência de deficiência hídrica que reduziu em 23% a produtividade na safra 2018/2019. Houve correlação positiva entre produtividade e chuva acumulada (r=0,52), teores de matéria orgânica (r=0,52) e negativa com o atraso da semeadura (r= - 0,37). Conclui-se que o conceito de ambiente de produção para amendoim deve envolver também o efeito de outros fatores, tais como; histórico de cultivo e conteúdo de carbono orgânico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.