Efeito das datas de plantio de variedades de amendoim de diferentes ciclos em Córdoba, Argentina
DOI:
https://doi.org/10.52755/sas.v2iedesp2.119Palabras clave:
Arachis hypogaea L., Cultivar, Produtividade, MaturaçãoResumen
A incorporação do amendoim nos sistemas de rotação em novas áreas produtivas requer a avaliação do comportamento das variedades comerciais para a correta escolha do material genético e da época de semeadura, como fatores que podem influenciar no rendimento e na qualidade do amendoim obtido. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de datas de plantio de variedades comerciais de amendoim de diferentes ciclos. Foram avaliadas sete variedades: CCA e CCB (Ciclo Curto e alto oleico); CIA, CIB e CIC (Ciclo Intermediário, alto oleico exceto para CIA); CLA e CLB (Ciclo Longo, alto oleico). Os plantios foram realizados em quatro datas distintas: 1ª Data (27/10/2020), 2ª Data (6/11/2020), 3ª Data (21/11/2020) e 4ª Data (21/12/2020). As variáveis medidas foram: Cobertura (%), Unidades SPAD como indicador do teor de clorofila e atividade fotossintética, Maturidade (%) e Produtividade (Kg / ha). Os resultados indicaram que as variedades CC em datas precoces permitiram que a cultura atingisse 60% de cobertura no período reprodutivo, valores superiores a 40 unidades SPAD, o que determinou alta produtividade e maturidade. As variedades CL, embora a atividade fotossintética não tenha apresentado diferenças, a taxa de crescimento foi baixa em relação às demais variedades, portanto não apresentaram diferenças de produtividade ou maturidade mesmo em plantios precoces. As variedades CI não apresentou diferenças na produtividade semeada nas diferentes datas, mas apresentou diminuição no grau de maturidade para retardar a época da plantio.
Â
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 José María Gamba, Mauricio Sebastián y Pérez, Maria Perez, Cecilia Guzman, Camila Illa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.