Efeito da aplicação combinada de microorganismos mais fungicida em sementes de amendoim
DOI:
https://doi.org/10.17648/sas.v1i2.53Palavras-chave:
Controle biológico, Tratamentos combinados, Produtividade, QualidadeResumo
O controle de doenças associadas às sementes de amendoim costuma ser feito com fungicidas químicos. No entanto, esses tratamentos são ineficientes e seu uso indiscriminado representa risco para a sustentabilidade do sistema de produção. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da aplicação combinada de microrganismos (Bacillus subtilis, Trichoderma harzianum, Pseudomona putida) mais fungicida como prática de pré-semeadura em amendoim. Os testes de campo foram realizados no Módulo Maní FCA UNC, de acordo com o manejo normal da cultura para obtenção de grãos comercializáveis. Foram semeados os seguintes tratamentos: Controle, Fungicida, B. subtilis, T. harzianum, P. putida e suas respectivas combinações com fungicida. As variáveis avaliadas foram: Emergência de plantas no campo aos 15 e 30 DAP (dias após o plantio), Crescimento inicial, Rendimento em vagem e grão e Qualidade dos grãos. O delineamento foi em blocos casualizados, com quatro repetições. Os dados foram submetidos í análise de variância e os valores médios comparados pelo teste de Tukey (p ≤ 0,05). De acordo com os resultados, a aplicação combinada de biológicos mais fungicida aumentou a emergência e o crescimento das plantas aos 30 DAP. No final do ciclo (165 DAP), foram registrados maiores rendimentos de grãos e vagens, sem modificar a qualidade dos grãos. O efeito aditivo de microrganismos mais fungicida, devido í sua alta compatibilidade, permitiu o controle de patógenos e favoreceu a formação de vagens e grãos, aumentando o rendimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.