Avaliação da compatibilidade in vitro de microrganismos (Bacillus subtilis, Pseudomonas fluorescens e Trichoderma atroviride) com fungicidas comerciais, para a produção sustentável de amendoim

Autores/as

  • Microbiólogo ForBio, Argentina. https://orcid.org/0000-0003-4345-9877
  • Ingeniero Agrónomo Universidad Nacional de Córdoba, Facultad de Ciencias Agropecuarias, Centro de Transferencia Calidad Agroalimentaria, Córdoba.
  • Maria Alejandra Pérez Universidad Nacional de Córdoba, Facultad de Ciencias Agropecuarias, Centro de Transferencia Calidad Agroalimentaria, Córdoba. https://orcid.org/0000-0001-8400-5084

DOI:

https://doi.org/10.52755/sas.v2iedesp2.112

Palabras clave:

Control biológico; Tratamientos combinados; Calidad sanitaria

Resumen

A aplicação de fungicidas na semente de amendoim é uma necessidade na semeadura, porém a aplicação combinada com produtos biológicos pode reduzir os efeitos do uso de agroquímicos, favorecendo a qualidade do grão como alimento. O objetivo deste trabalho foi avaliar a compatibilidade in vitro de microrganismos (Bacillus subtilis, Pseudomonas fluorescens e Trichoderma atroviride) com fungicidas comerciais para a produção sustentável de amendoim. Os testes de compatibilidade foram realizados no Laboratório do Centro de Transferência de Qualidade Agroalimentar (FCA UNC). Foram avaliados três combinações de fungicidas comerciais disponíveis no setor de amendoim (F1, F2, F3), em diferentes doses (0, 30, 50, 100 e 1000 mg.l-1). Em placas de petri com meio APG com cada fungicida, foram inseridos B. subtilis, P. fluorescens e T. atroviride, que foram mantidos em câmaras com condições controladas. Sete dias após a semeadura, o crescimento bacteriano foi avaliado de acordo com a escala de compatibilidade e para Trichoderma foi calculada a porcentagem de inibição do crescimento radial (PICR). O delineamento foi completamente aleatório; para cada biológico, foram avaliadas três repetições para cada fungicida e dose. Todo o teste foi repetido três vezes. Os dados foram submetidos í  análise de variância e os valores médios do PICR foram comparados por Tukey (p<0,05). Os resultados mostraram um efeito diferencial dos fungicidas sobre os biológicos. F1 (Tiabendazol + Fludioxonil + Metalaxil-M + Azoxistrobina) pode ser combinado com P. fluorescens em todas as doses e B. subtilis em doses não superiores a 50 mg.l-1. F2 (Ipconazol + Metalaxil) e F3 (Ipconazol + Metalaxil M + Carboxina) podem ser aplicados com P. fluorescens mesmo em altas concentrações. Apenas F3 pode ser combinado com T. atroviride até 100 mg.l-1. A combinação correta de fungicidas e produtos biológicos contribuirá efetivamente para a sustentabilidade do sistema de produção de amendoim.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Microbiólogo, ForBio, Argentina.

Microbiólogo, Tesista Doctoral. Responsable I+D+I ForBio, Argentina. E-mail: mic.defer@gmail.com.

Ingeniero Agrónomo, Universidad Nacional de Córdoba, Facultad de Ciencias Agropecuarias, Centro de Transferencia Calidad Agroalimentaria, Córdoba.

Ingeniero Agrónomo, Universidad Nacional de CoÌrdoba, Facultad de Ciencias Agropecuarias, Centro de Transferencia Calidad Agroalimentaria, CoÌrdoba. E-mail: mtorassa7@gmail.com.

Maria Alejandra Pérez, Universidad Nacional de Córdoba, Facultad de Ciencias Agropecuarias, Centro de Transferencia Calidad Agroalimentaria, Córdoba.

Doctora en Ciencias Universidad Federal de Pelotas Brasil. Universidad Nacional de CoÌrdoba, Facultad de Ciencias Agropecuarias, Centro de Transferencia Calidad Agroalimentaria, CoÌrdoba. E-mail: maperez@agro.unc.edu.ar.

Descargas

Publicado

2021-09-30

Cómo citar

Fernandez, D., Torassa, M., & Pérez, M. A. . (2021). Avaliação da compatibilidade in vitro de microrganismos (Bacillus subtilis, Pseudomonas fluorescens e Trichoderma atroviride) com fungicidas comerciais, para a produção sustentável de amendoim . South American Sciences, 2(edesp2), e21112. https://doi.org/10.52755/sas.v2iedesp2.112