Características agronômicas de amendoim BRS 425 OL em função de diferentes densidades de sementes no sudeste do estado de Mato Grosso

Autores

  • Daniele Fernandes Campos IFMT Campus São Vicente.
  • Alexandre Caetano Perozini IFMT - Campus São Vicente.
  • Charles de Araújo IFMT - Campus São Vicente.
  • Jair Heuert Programa de Melhoramento do Amendoim-Embrapa. https://orcid.org/0000-0002-2064-4263
  • Jakeline Cruz Nunes IFMT - Campus São Vicente.
  • Maxsuel Antonio Rodrigues IFMT - Campus São Vicente. https://orcid.org/0000-0002-3624-9727
  • Maxuel Fellipe Nunes Xavier Escola de Agronomia – Universidade Federal de Goiás. https://orcid.org/0000-0003-0822-4992

DOI:

https://doi.org/10.52755/sas.v3i2.179

Palavras-chave:

Arachis hypogaea L., Amendoinzeiro, Populações , Produtividade

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo a avaliação das características agronômicas em diferentes densidades de plantas de amendoim BRS 425 OL, na região sudeste do estado do Mato Grosso, em função de diferentes densidades de sementes. O experimento foi desenvolvido no ano agrícola 2021/22, na área experimental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus São Vicente, Centro de Referência de Campo Verde, localizado no município de Campo Verde – MT. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições. Os tratamentos foram quatro densidades: 8, 16, 24 e 32 sementes m-1. A cultivar utilizada foi a BRS 425 OL, desenvolvida pelo PMA da Embrapa. As parcelas foram compostas por quatro linhas de três metros de comprimento, com espaçamento ente linhas de 0,90 m, intervalo entre parcelas de um metro e com a parcela total de 5,4 m2. Os parâmetros avaliados foram altura de plantas aos 22, 31, 47, 55, 69, 77, 87 e 100 dias após o plantio (DAP), massa de 100 grãos e produtividade de vagens. As alturas de plantas foram influenciadas pelas diferentes densidades de sementes. Por outro lado, a massa de 100 grãos e a produtividade de vagens não diferiram entre si, na região sudeste de Mato Grosso. Com isso, sendo necessário a repetição do estudo, para confirmação dos resultados obtidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Fernandes Campos, IFMT Campus São Vicente.

Discente de Agronomia do IFMT Campus São Vicente – Centro de Referência de Campo Verde, Campo Verde, MT, e-mail: daniele.fernandes@yahoo.com.

Alexandre Caetano Perozini, IFMT - Campus São Vicente.

Docente do IFMT Campus São Vicente – Centro de Referência de Campo Verde, Campo Verde, MT, e-mail: alexandre.perozini@svc.ifmt.edu.br.

Charles de Araújo, IFMT - Campus São Vicente.

Docente do IFMT Campus São Vicente – Centro de Referência de Campo Verde, Campo Verde, MT, e-mail: charles.araujo@svc.ifmt.edu.br.

Jair Heuert, Programa de Melhoramento do Amendoim-Embrapa.

Programa de Melhoramento do Amendoim – Embrapa, Santo Antônio de Goiás, GO, e-mail: jair.heuert@embrapa.br.

Jakeline Cruz Nunes, IFMT - Campus São Vicente.

Discente de Agronomia do IFMT Campus São Vicente – Centro de Referência de Campo Verde, Campo Verde, MT, e-mail: jakeline.nunes@estudante.ifmt.edu.br.

Maxsuel Antonio Rodrigues, IFMT - Campus São Vicente.

Discente de Agronomia do IFMT Campus São Vicente – Centro de Referência de Campo Verde, Campo Verde, MT, e-mail: maxsuel12ar@gmail.com.

Maxuel Fellipe Nunes Xavier, Escola de Agronomia – Universidade Federal de Goiás.

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Agronomia, Escola de Agronomia – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, e-mail: maxuelfellipe90@gmail.com.

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Campos, D. F. ., Perozini, A. C. ., de Araújo, C. ., Heuert, J., Nunes, J. C. ., Rodrigues, M. A. ., & Xavier, M. F. N. . (2022). Características agronômicas de amendoim BRS 425 OL em função de diferentes densidades de sementes no sudeste do estado de Mato Grosso. South American Sciences, 3(2), e22179. https://doi.org/10.52755/sas.v3i2.179

Edição

Seção

Artigos Originais (Ciências Agrárias)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 > >>