Épocas de semeaduras e tratamentos de sementes influenciam na produtividade do amendoim em sistema de sequeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52755/sas.v4i1.198

Palavras-chave:

Arachis hypogaea, Agricultura de sequeiro, Tecnologia agrícola , Produção

Resumo

O cultivo do amendoim em sistema de sequeiro é uma prática comum em muitas regiões agrícolas do mundo. A fim de otimizar a produtividade dessa cultura, é fundamental entender como as épocas de semeadura e os tratamentos de sementes podem afetar seu desempenho. Neste contexto, objetivou-se com esse estudo avaliar o comportamento morfológico e produtivo do amendoim sob influência de épocas de semeadura e tratamentos de sementes. O experimento foi conduzido em condições de campo na Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual Paulista - Campus Jaboticabal. Foram estudados dois fatores, épocas de semeadura e tratamentos de sementes. Os resultados demonstraram que as épocas de semeadura tiveram um impacto significativo na quantidade de vagens por planta. A semeadura realizada no período chuvoso resultou em maior ganho em massa fresca aérea, peso de 100 grãos e eficiência do uso da água. Além disso, semeadura realizada em 25/10/2021 e tratamentos de sementes com fungicidas e bioestimulantes desempenharam um papel importante na produtividade do amendoim. Portanto, recomenda-se a realização da semeadura no início da estação chuvosa, especificamente em 25/10/2021, juntamente com a aplicação de tratamentos de sementes para otimizar o desempenho dessa cultura. Essas práticas podem contribuir para aumentar a produtividade do amendoim em sistema de sequeiro e, consequentemente, melhorar a sustentabilidade e rentabilidade da agricultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Alves Sousa, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão / CCA - CAMPUS IMPERATRIZ

Estudiante del curso de Ingeniería Agronómica, UEMASUL - Imperatriz, MA. Correo electrónico: rodrigosousa.201800010752@uemasul.edu.br.

Raphael Augusto Novais Gonzales, Universidade Estadual Paulista

Estudiante del curso de Ingeniería Agronómica, UNESP – Jaboticabal, SP. Correo electrónico: rapha.gonzales@uol.com.br. 

Jonathan dos Santos Viana, UNESP/FCAV

Doctorado en Agronomía (Ciencia del Suelo), UNESP – Jaboticabal, SP. Correo electrónico: jonathan.viana@unesp.br

Guilherme Nascimento Franco, Universidade Estadual Paulista

Estudiante del curso de Ingeniería Agronómica, UNESP – Jaboticabal, SP. Correo electrónico: guinascifranco@gmail.com. 

Julia Ramos Guerreiro, Universidade Estadual Paulista

Estudiante del curso de Ingeniería Agronómica, UNESP – Jaboticabal, SP. Correo electrónico: julia.ramos@unesp.br. 

Luiz Fabiano Palaretti, Universidade Estadual Paulista

Profesor, Departamento de Ingeniería y Ciencias Exactas, UNESP, Jaboticabal, SP. Correo electrónico: luiz.f.palaretti@fcav.unesp.br. 

Publicado

2023-07-10

Como Citar

Sousa, R. A. ., Gonzales, R. A. N. ., Viana, J. dos S., Franco, G. N. ., Guerreiro, J. R. ., & Palaretti, L. F. . (2023). Épocas de semeaduras e tratamentos de sementes influenciam na produtividade do amendoim em sistema de sequeiro. South American Sciences, 4(1), e23198. https://doi.org/10.52755/sas.v4i1.198

Edição

Seção

Artigos Originais (Ciências Agrárias)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)