Influência de épocas de semeadura e regimes hídricos na produtividade do amendoim na região Noroeste Paulista
DOI:
https://doi.org/10.52755/sas.v3i2.173Palavras-chave:
Arachis hypogaea L., Semeadura, Irrigação, Sequeiro , RendimentoResumo
Compreender os efeitos que as épocas de semeadura e condições hídricas de água no solo podem exercer nas plantas, é de fundamental importância para o desenvolvimento de estratégias de manejo. Diante disso, objetivou-se avaliar o comportamento produtivo do amendoim granoleico submetido a diferentes épocas de semeaduras e regimes hídricos de irrigação. Realizou-se um experimento em blocos casualizados, em esquema fatorial 3 x 2, com três épocas de semeaduras, 25/10/21, 09/11/21 e 23/11/21 e dois regimes hídricos, irrigado e sequeiro. Foram realizadas avaliações da massa fresca aérea aos 70 dias após semeadura, massa de 100 vargens e produtividade no momento de cada colheita. De posse dos resultados, as épocas de semeadura reduzem a matéria fresca aérea em 351,11% e 266,66% para as condições hídricas irrigado e sequeiro, respectivamente. Para massa de 100 grãos foi notado o mesmo comportamento de redução da massa com o aumento do intervalo de semeadura e regimes hídricos. Já no momento da colheita, máxima produtividade foi alcançada na primeira época de semeadura, alcançando 6055,1 kg ha-1. A melhor época de semeadura do amendoim granoleico para condições de Jaboticabal – SP é no dia 25/10 atrelado ao manejo hídrico de irrigação de 100% da evapotranspiração da cultura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jonathan dos Santos Viana, Raphael Augusto Novais Gonzales , Luiz Fabiano Palaretti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.