Rizobacterias promotoras del crecimiento vegetal, Aumentan el crecimiento de las raíces y el rendimiento en el cultivo de maní (Arachis hypogaea L.)
DOI:
https://doi.org/10.52755/sas.v2iedesp1.126Palabras clave:
Bacillus, Pseudomonas, Rendimiento, Estimulación del crecimientoResumen
A província de Córdoba concentra 88% da área de cultivo de amendoim (Arachis hypogea L.) na Argentina. O uso de rizobactérias promotoras de crescimento de plantas (PGPR) é uma alternativa para reduzir os suprimentos sintéticos e melhorar o rendimento das colheitas. Pseudomonas e Bacillus são os principais gêneros que induzem o crescimento da cultura quando associados í rizosfera. O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto do PGPR em alguns traços associados ao crescimento, tanto em condições de campo como de câmara. O PGPR estimulava o crescimento das raízes, a biomassa total e o rendimento das culturas de amendoim no campo. O crescimento radicular estava entre +10 e +150% em relação ao controle. O PGPR aumentou o rendimento entre 26-44% em relação ao controle. Os resultados sugerem efeitos positivos do PGPR sobre a cultura do amendoim.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Ezequiel Darío Bigatton, Ibrahim Ayoub, Francisco Palmero, Agustin Berdini, Jorge Javier Baldessari, María íngeles Castillejo Sánchez, Enrique Iván Lucini, Ricardo Javier Haro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.