Efeito do Rizobactérias Promotoras do Cresecimento de Plantas sobre a produção de biomassa, rendimento e qualidade dos grãos da cultura do amendoim (Arachis hypogaea L.).

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/sas.v1i2.58

Palavras-chave:

PGPR, ESTIMULAÇíO DE CRESCIMENTO, BACILLUS, PSEUDOMONAS

Resumo

O Estado de Córdoba, na República Argentina, concentra mais de 85% da área plantada com a cultura do amendoim (280-317 mil hectares por ano). Para alcançar rendimentos competitivos, os produtores utilizam grandes quantidades de insumos sintetizados industrialmente, como os fertilizantes químicos. Uma alternativa para complementar í  fertilização, é o uso de microrganismos associados í  rizosfera da planta (RPCP). As RPCPs podem induzir o crescimento das plantas direta ou indiretamente. Pseudomonas e Bacillus são os gêneros mais importantes incluídos nesta classificação. Inicialmente, as cepas nativas dos gêneros Pseudomonas e Bacillus foram isoladas nos solos da cultura do amendoim e, em seguida, foram caracterizadas. A cultivar Granoleico foi plantada para avaliar o efeito das RPCPs nas variáveis de crescimento. O experimento foi realizado em campo e as plantas cresceram sem limitações de água. Os resultados demonstraram efeito positivo da promoção do crescimento pela RPCP. Para as Pseudomonas spp., a cepa 001 aumentou o rendimento em 50% em relação ao tratamento controle (sem microrganismos) e 82% dos grãos produzidos foram classificados como grãos de confeitaria (+ 8% em relação ao controle, sem microrganismos). Para a cepa 002 e cepa 001 de Bacillus spp., o rendimento aumentou 42% e 20%, respectivamente e 80% e 80,1% dos grãos produzidos foram classificados como grãos de confeitaria. Esses resultados reforçam que as RPCPs são alternativas sustentáveis para í  produção, mas é necessário continuar investigando para avaliar seu efeito e estabilidade em diferentes ambientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-10-14

Como Citar

Bigatton, E. D., Haro Juárez, R. J. ., Ibrahim, María Ángeles, & Enrique Iván. (2020). Efeito do Rizobactérias Promotoras do Cresecimento de Plantas sobre a produção de biomassa, rendimento e qualidade dos grãos da cultura do amendoim (Arachis hypogaea L.) . South American Sciences, 1(2), e2058. https://doi.org/10.17648/sas.v1i2.58

Edição

Seção

Anais do XVII Encontro Sobre a Cultura do Amendoim

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)