Desenvolvimento de um Dispositivo Simples e Barato para Medições de Força de Peg de Amendoim
DOI:
https://doi.org/10.52755/sas.v2iedesp1.125Keywords:
Perda de coleheita, Célula de carga, Arduino, Data loggerAbstract
A força da peg é uma característica importante da planta para evitar perdas na colheita. Este atributo é geralmente medido exercendo uma força mecânica através de um manómetro electrónico ou célula de carga de tensão até que ocorra o desprendimento da peg. O desenvolvimento de plataformas electrónicas como o Arduino®, que possuem hardware e software livre e de código aberto, permitiria obter medições de força da peg de forma rápida e barata. O objetivo deste trabalho era desenvolver um sistema electrónico económico de aquisição de dados baseado no Arduino® para medir a força da peg. Para o desenvolvimento de protótipos de hardware e software foi necessário criar o medidor de força da peg. A calibração foi avaliada através de R2, erro quadrático médio (RMSE), e erro de desvio médio (MBE). Os resultados foram 0,999, 0,014 g, e -0,003 g para R2, RMSE, e MBE, respectivamente. O medidor de força da peg foi capaz de detectar diferenças na força da peg entre tratamentos. Por conseguinte, este dispositivo é uma ferramenta importante para identificar melhores datas de colheita.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Ezequiel Darío Bigatton, Francisco Palmero, Ibrahim Ayoub, Agustín Berdini, Gustavo Ovando, Ricardo Javier Haro, María íngeles Castillejo Sánchez, Enrique Iván Lucini
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.