Épocas de semeaduras e tratamentos de sementes influenciam na produtividade do amendoim em sistema de sequeiro
DOI:
https://doi.org/10.52755/sas.v4i1.198Palavras-chave:
Arachis hypogaea, Agricultura de sequeiro, Tecnologia agrícola , ProduçãoResumo
O cultivo do amendoim em sistema de sequeiro é uma prática comum em muitas regiões agrícolas do mundo. A fim de otimizar a produtividade dessa cultura, é fundamental entender como as épocas de semeadura e os tratamentos de sementes podem afetar seu desempenho. Neste contexto, objetivou-se com esse estudo avaliar o comportamento morfológico e produtivo do amendoim sob influência de épocas de semeadura e tratamentos de sementes. O experimento foi conduzido em condições de campo na Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual Paulista - Campus Jaboticabal. Foram estudados dois fatores, épocas de semeadura e tratamentos de sementes. Os resultados demonstraram que as épocas de semeadura tiveram um impacto significativo na quantidade de vagens por planta. A semeadura realizada no período chuvoso resultou em maior ganho em massa fresca aérea, peso de 100 grãos e eficiência do uso da água. Além disso, semeadura realizada em 25/10/2021 e tratamentos de sementes com fungicidas e bioestimulantes desempenharam um papel importante na produtividade do amendoim. Portanto, recomenda-se a realização da semeadura no início da estação chuvosa, especificamente em 25/10/2021, juntamente com a aplicação de tratamentos de sementes para otimizar o desempenho dessa cultura. Essas práticas podem contribuir para aumentar a produtividade do amendoim em sistema de sequeiro e, consequentemente, melhorar a sustentabilidade e rentabilidade da agricultura.
Downloads

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rodrigo Alves Sousa, Raphael Augusto Novais Gonzales, jonathan viana, Guilherme Nascimento Franco, Julia Ramos Guerreiro, Luiz Fabiano Palaretti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.