Professores-monitores: quem são e o que têm a nos dizer?
DOI:
https://doi.org/10.52755/sas.v3i1.174Palavras-chave:
DCN para a formação inicial, Educação, Estágio docente, Formação inicial, Professor-monitorResumo
A formação inicial dos professores passa pelo estágio supervisionado obrigatório no ambiente escolar, e para que isso ocorra, um agente é necessário para receber e compartilhar experiências com os licenciandos na educação básica, o professor-monitor. Este estudo versa sobre tal profissional a fim de ouvir estes personagens importantes na formação de educadores. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi analisar as opiniões e percepções de professores-monitores que exercem atividade profissional na rede da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada com cinco professores que responderam a questões sobre o estágio docente e sobre os licenciandos. Os dados foram analisados por meio da interpretação de suas escritas e debatidas com o referencial teórico sobre professores-monitores. Os resultados mostraram que o estágio docente não contempla uma eficaz formação e precisa de um melhor acompanhamento dos professores acadêmicos e pelas instituições.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cristianni Antunes Leal, Rosane Moreira Silva de Meirelles
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.