Professores-monitores: quem são e o que têm a nos dizer?
DOI:
https://doi.org/10.52755/sas.v3i1.174Palavras-chave:
DCN para a formação inicial, Educação, Estágio docente, Formação inicial, Professor-monitorResumo
A formação inicial dos professores passa pelo estágio supervisionado obrigatório no ambiente escolar, e para que isso ocorra, um agente é necessário para receber e compartilhar experiências com os licenciandos na educação básica, o professor-monitor. Este estudo versa sobre tal profissional a fim de ouvir estes personagens importantes na formação de educadores. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi analisar as opiniões e percepções de professores-monitores que exercem atividade profissional na rede da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada com cinco professores que responderam a questões sobre o estágio docente e sobre os licenciandos. Os dados foram analisados por meio da interpretação de suas escritas e debatidas com o referencial teórico sobre professores-monitores. Os resultados mostraram que o estágio docente não contempla uma eficaz formação e precisa de um melhor acompanhamento dos professores acadêmicos e pelas instituições.
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