Seminário como uma prática pedagógica a partir do sexto ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52755/sas.v2i2.165

Palavras-chave:

Educação básica, Educação pública, Estratégia didática, Preposição como resultado

Resumo

As escolas apresentam diversas estratégias de ensino e aprendizagem e uma delas é o seminário. Por isso, o foco temático deste estudo é apresentar o seminário como uma estratégia de ensino ativa que pode ser utilizada a partir do sexto ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi refletir no seminário como estratégia didática formativa para os estudantes/indivíduos e para isso, o entendimento de teóricos acerca do uso do seminário, uns com defesas do seminário como desenvolvimento cognitivo, enquanto outros lhe veem como mais uma preparação para o mundo do trabalho. Seja como for, o debate de ideias é interessante para ver o quão plural é o uso dessa metodologia. Trata-se de um trabalho teórico, com um viés no relato de experiência em que minha experiência docente foi invocada na intercessão desta metodologia para o desenvolvimento de várias áreas cognitivas e sociais dos indivíduos. Desta forma, conclui-se que é essencial a utilização do seminário, com orientação e supervisão a partir do sexto ano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristianni Antunes Leal, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ)

Professora de Ciências e Biologia – Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Doutora em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil. E-mail:  caleal1@gmail.com.

 

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Leal, C. A. . (2021). Seminário como uma prática pedagógica a partir do sexto ano do Ensino Fundamental. South American Sciences, 2(2), e21165. https://doi.org/10.52755/sas.v2i2.165

Edição

Seção

Relato de experiência (Educação)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)