Consumo e marketing verde: a influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.52755/sas.v2i1.108Palavras-chave:
Brasil, Meio ambiente, Consumo sustentávelResumo
O presente trabalho possui como objetivo principal verificar a influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor brasileiro. Para isso, é indispensável o conhecimento acerca do consumo e do consumismo, bem como sobre o consumo sustentável, marketing verde e o comportamento do consumidor brasileiro, pois permite entender várias discrepâncias socioeconômicas e ambientais ocorridas nesse país. Desde os anos 1970, através de várias reuniões no mundo todo, o meio ambiente tem sido pauta de discussões e tem se tornado uma preocupação global, visto que a ausência de planejamento nas atividades humanas provoca desequilíbrio ambiental, social e econômico. A respeito da metodologia, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica e de objetivo exploratório. Foi utilizada uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) sobre o consumo consciente, sendo primordial para discutir o tema do trabalho. Os resultados obtidos desta pesquisa mostram que os consumidores brasileiros estão em transição para o consumo sustentável, embora, ao longo do trabalho, sejam mostradas várias controvérsias. A partir desta afirmação, inúmeros assuntos são discutidos, como a história do consumo brasileiro, a adaptação das empresas para a sustentabilidade, as principais vantagens e dificuldades para o consumo consciente, as questões sociais e entre outros. Por fim, para que o consumo consciente avance de fato, a mudança dos paradigmas e a consolidação do consumo sustentável devem ser efetuadas por todos os responsáveis envolvidos nesse contexto, incluindo o consumidor, a sociedade civil, o governo e as empresas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Juliana Santos de Souza, Cristiane Ronchi de Oliveira , Raquel Carnivalle Silva Melillo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.