Consumo e marketing verde: a influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor brasileiro

Autores

  • Juliana Santos de Souza Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta) - Jundiaí, SP, Brasil. Pós-graduanda em Gestão de Projetos pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo (USP). E-mail: juju_julianass@hotmail.com. https://orcid.org/0000-0002-9119-1046
  • Cristiane Ronchi de Oliveira Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho", Professora do Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta) – Jundiaí, SP, Brasil. E-mail:cristiane.oliveira@anchieta.br
  • Raquel Carnivalle Silva Melillo Doutora em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas, Professora do Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta) – Jundiaí, SP, Brasil. E-mail: raquel.melillo@anchieta.br. https://orcid.org/0000-0002-9512-1387

DOI:

https://doi.org/10.52755/sas.v2i1.108

Palavras-chave:

Brasil, Meio ambiente, Consumo sustentável

Resumo

O presente trabalho possui como objetivo principal verificar a influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor brasileiro. Para isso, é indispensável o conhecimento acerca do consumo e do consumismo, bem como sobre o consumo sustentável, marketing verde e o comportamento do consumidor brasileiro, pois permite entender várias discrepâncias socioeconômicas e ambientais ocorridas nesse país. Desde os anos 1970, através de várias reuniões no mundo todo, o meio ambiente tem sido pauta de discussões e tem se tornado uma preocupação global, visto que a ausência de planejamento nas atividades humanas provoca desequilíbrio ambiental, social e econômico. A respeito da metodologia, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica e de objetivo exploratório. Foi utilizada uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) sobre o consumo consciente, sendo primordial para discutir o tema do trabalho. Os resultados obtidos desta pesquisa mostram que os consumidores brasileiros estão em transição para o consumo sustentável, embora, ao longo do trabalho, sejam mostradas várias controvérsias. A partir desta afirmação, inúmeros assuntos são discutidos, como a história do consumo brasileiro, a adaptação das empresas para a sustentabilidade, as principais vantagens e dificuldades para o consumo consciente, as questões sociais e entre outros. Por fim, para que o consumo consciente avance de fato, a mudança dos paradigmas e a consolidação do consumo sustentável devem ser efetuadas por todos os responsáveis envolvidos nesse contexto, incluindo o consumidor, a sociedade civil, o governo e as empresas.

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Publicado

2021-08-13

Como Citar

de Souza, J. S. ., de Oliveira , C. R. ., & Melillo, R. C. S. (2021). Consumo e marketing verde: a influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor brasileiro. South American Sciences, 2(1), e21108. https://doi.org/10.52755/sas.v2i1.108

Edição

Seção

Revisões de Literatura (Ciências Ambientais)

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