Viabilidade técnica, socioeconômica e ambiental de sistema fotovoltaico em posto de combustível no município de Vinhedo, Brasil

Autores

  • Luís Carlos Galdino de Oliveira Graduado em Engenharia Ambiental e Sanitária, Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta) – Jundiaí, SP, Brasil. E-mail: luis.galdino.oliveira@outlook.com.
  • Elidiane Aparecida de Oliveira Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária, Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta) – Jundiaí, SP, Brasil. E-mail: elidiane_2803@hotmail.com.
  • Raquel Carnivalle Silva Melillo Doutora em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta) – Jundiaí, SP, Brasil. E-mail: raquel.melillo@anchieta.br.
  • Cristiane Ronchi de Oliveira Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho", Professora do Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta) – Jundiaí, SP, Brasil. E-mail: cristiane.oliveira@anchieta.br.
  • Felipe Rosafa Gavioli Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos, Professor do Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta) – Jundiaí, SP, Brasil. E-mail: felipe.gavioli@anchieta.br.

DOI:

https://doi.org/10.52755/sas.v2i1.104

Palavras-chave:

Demanda energética, fontes renováveis, tecnologias limpas

Resumo

O uso de energia elétrica tem se tornado primordial para as atividades atuais, uma vez que o crescimento populacional, industrial e tecnológico, contribui cada vez mais para o aumento da demanda energética. Porém, o atual cenário relacionado í  escassez e o potencial de poluição dos combustíveis fósseis têm gerado grandes discussões em âmbito mundial. Desta forma, a busca por fontes renováveis se torna mais recorrente, uma das alternativas que empregada é a energia solar, pois se trata de uma fonte de energia sustentável cada vez mais acessível. O presente estudo teve como objetivo analisar um sistema de energia solar fotovoltaico já inserido em um posto de combustível no município de Vinhedo no Estado de São Paulo, com intuito de evidenciar as questões técnicas, econômicas e socioambientais. Para isso, realizou-se um estudo bibliográfico, com fontes de pesquisas primárias e secundárias, o qual se complementou pelo estudo de caso descritivo, com caráter qualitativo. Os resultados obtidos confirmaram a viabilidade do sistema em questão, em todos os aspectos com inúmeros benefícios. Entretanto, a falta de conhecimento na sociedade relativa a tecnologias limpas é uma preocupação crescente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-05-17

Como Citar

de Oliveira , L. C. G. ., de Oliveira , E. A. ., Melillo, R. C. S., de Oliveira , C. R. ., & Gavioli , F. R. . (2021). Viabilidade técnica, socioeconômica e ambiental de sistema fotovoltaico em posto de combustível no município de Vinhedo, Brasil. South American Sciences, 2(1), e21104. https://doi.org/10.52755/sas.v2i1.104

Edição

Seção

Artigos Originais (Ciências Ambientais)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)