Viabilidade técnica, socioeconômica e ambiental de sistema fotovoltaico em posto de combustível no município de Vinhedo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.52755/sas.v2i1.104Palavras-chave:
Demanda energética, fontes renováveis, tecnologias limpasResumo
O uso de energia elétrica tem se tornado primordial para as atividades atuais, uma vez que o crescimento populacional, industrial e tecnológico, contribui cada vez mais para o aumento da demanda energética. Porém, o atual cenário relacionado í escassez e o potencial de poluição dos combustíveis fósseis têm gerado grandes discussões em âmbito mundial. Desta forma, a busca por fontes renováveis se torna mais recorrente, uma das alternativas que empregada é a energia solar, pois se trata de uma fonte de energia sustentável cada vez mais acessível. O presente estudo teve como objetivo analisar um sistema de energia solar fotovoltaico já inserido em um posto de combustível no município de Vinhedo no Estado de São Paulo, com intuito de evidenciar as questões técnicas, econômicas e socioambientais. Para isso, realizou-se um estudo bibliográfico, com fontes de pesquisas primárias e secundárias, o qual se complementou pelo estudo de caso descritivo, com caráter qualitativo. Os resultados obtidos confirmaram a viabilidade do sistema em questão, em todos os aspectos com inúmeros benefícios. Entretanto, a falta de conhecimento na sociedade relativa a tecnologias limpas é uma preocupação crescente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luís Carlos Galdino de Oliveira , Elidiane Aparecida de Oliveira , Raquel Carnivalle Silva Melillo, Cristiane Ronchi de Oliveira , Felipe Rosafa Gavioli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.