Eficiência do produto Raigran® no tratamento de semente na cultura do amendoim
DOI:
https://doi.org/10.17648/sas.v1i2.76Palavras-chave:
Arachis hypogaea L., Micronutrientes, Cobalto, MolibdênioResumo
O sucesso da produção da cultura de amendoim está relacionado com o adequado suprimento de nutrientes, os quais são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento da planta. Os experimentos foram instalados com o objetivo avaliar a eficiência do Raigran comparados a outros produtos de diferentes concentrações de Co e Mo no tratamento de sementes de amendoim. A instalação ocorreu na Estação Experimental Oxiquímica Agrociência Ltda, durante os meses de outubro de 2019 a março de 2020. O delineamento estatístico utilizado foi inteiramente casualizados com sete repetições e seis tratamentos para o ensaio em casa de vegetação e o de blocos casualizados, com quatro repetições e seis tratamentos para o ensaio em campo. Os tratamentos utilizados foram: Testemunha; Vitavax-Thiran® + Cruiser®; Vitavax-Thiran® + Cruiser® + Raigran®; Vitavax-Thiran® + Cruiser® + Produto 1; Vitavax-Thiran® + Cruiser® + Produto 2; Vitavax-Thiran® + Cruiser® + Produto 3. Avaliou-se aos 16 DAE em casa de vegetação: comprimento de raiz e da parte área, massa úmida e seca de raiz e parte área. No ensaio de campo, avaliou-se aos 14 DAE a porcentagem de germinação e produtividade no final do ciclo da cultura. O produto Raigran®, composto por Cobalto e Molibdênio, adicionado ao tratamento Vitavax-Thiran® + Cruiser®, foi eficiente no tratamento de sementes, resultando em maiores valores de comprimento (raiz e parte aérea), massa úmida e seca (raiz e parte aérea) em casa de vegetação, e maior porcentagem de germinação e produtividade em condições de campo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.