Aplicação de silício aumenta a produtividade de grãos de amendoim
DOI:
https://doi.org/10.17648/sas.v1i1.46Palavras-chave:
Arachis hypogaea L., Elemento benéfico, Formas de utilizaçãoResumo
O fornecimento de Si dependendo do modo de aplicação que pode ser aplicado via radicular (solo ou cultivo hidropônico) e via foliar e pode beneficiar a produtividade de plantas de amendoim. Portanto, objetivou-se avaliar o efeito da aplicação de Si nas formas radicular, pulverização foliar e Si via radicular somado a pulverização foliar no número de vagens por planta, peso de vagens e produtividade de plantas de amendoim. O experimento foi realizado em casa de vegetação da UNESP, Jaboticabal, SP, em plantas de amendoim (Arachis hypogaea L.) cultivar granoleico. Para realização dos estudos, foram considerados os seguintes tratamentos: sem aplicação de Si (-Si); Si via radicular (Si R) (2,0 mmol L-1 ) Si via foliar (Si F) (4,0 mmol L-1 ) e Si via radicular com uso de solução nutritiva associado ao foliar (Si R + F), dispostos em blocos casualizado com cinco repetições. As plantas receberam solução nutritiva de Hoagland e Arnon com 25% da força iônica durante todo o desenvolvimento. A fonte de Si utilizada foi o silicato de sódio e potássio (113,4 g L-1 de Si e 18,9 g L-1 de K2O), o potássio foi equilibrado em todos os tratamentos, utilizando cloreto de potássio. A pulverização foliar foi realizada no início da manhã com a umidade do igual ou superior a 70% e temperatura baixo de 25oC. Foram avaliados o número de vagens por planta, peso de vagens e produtividade de plantas de amendoim. O suprimento de Si, independente da forma de aplicação do elemento, incrementou o número e peso de vagens e aumentou a produtividade de grãos de amendoim.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.