Determinação do nível de risco ocupacional devido à exposição à radiação ultravioleta de origem solar em escritórios - estudo de caso em Pasto Colombia
DOI:
https://doi.org/10.52755/sas.v3i1.171Palabras clave:
Radiação ultravioleta, dose eritematosa mínima, nível de exposição, sensibilidade ao risco, fator de riscoResumen
O nível de risco ocupacional causado pela exposição à radiação solar tipo UVA e UVB foi determinado nos postos de trabalho do campus Pasto da Universidade Cooperativa de Colômbia. Os escritórios com maior risco foram selecionados e métodos de correção foram determinados para mitigar o risco. Para isso, foram realizadas medições diárias de energia radiativa ultravioleta incidente de origem solar em 29 seções com 84 trabalhadores, durante os períodos entre 1º de fevereiro e 14 de março de 2017 e entre 7 de março e 2 de abril de 2018, obtendo valores máximos, com a qual se calculou a dose eritematosa mínima e o índice máximo de radiação ultravioleta IUV, valores a partir dos quais a probabilidade de ocorrência do risco, suas possíveis consequências e o nível de risco foram determinados de acordo com a metodologia do GTC-45: 2012. Por fim, conclui-se que 31% dos consultórios observados estão expostos a um nível extremamente alto de risco tipo I e II com uma condição crítica inaceitável que requer intervenção urgente.
Descargas

Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Ricardo Ignacio Pereira Martínez, DIEGO JAVIER PEREZ ORTEGA, Carlos Alonso Ramírez Velazco, Fabio Andrés Bolaños Alomia, Edgar Dario Obando Paredes, Jesús David Coral Medina

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.