Efeito do óleo de pequi (Caryocar brasiliense) sobre a composição corporal e a pressão arterial de adultos fisicamente ativos: um estudo quasi-experimental
DOI:
https://doi.org/10.52755/sas.v2i2.156Keywords:
Óleo de pequi, Exercício físico, Composição corporal, Pressão arterialAbstract
O exercício físico é conhecido por promover vários benefícios í saúde. Juntamente com a suplementação com óleo de uma fruta muito conhecida na região central da América do Sul, o pequi, argumenta-se que determinadas adaptações ao exercício físico podem ser potencializadas, como a melhora da composição corporal e a redução da pressão arterial. No entanto, poucos estudos estão disponíveis sobre esse assunto e não são conclusivos. Objetivo: investigar o efeito da suplementação com óleo de pequi associada í prática de exercícios físicos na composição corporal e na pressão arterial de indivíduos saudáveis. Métodos: Vinte e três sujeitos (30,2 ± 5,7 anos, 1,66 ± 0,09 m, 71,5 ± 15,4 Kg) foram alocados em dois grupos: exercício com suplementação (ExeS, n = 11) e exercício sem suplementação (Exe , n = 12). O ExeS e o Exe realizaram pelo menos duas sessões de exercícios por semana por um período de trinta dias. Além disso, o ExeS foi suplementado com 400mg / dia de cápsulas de óleo de pequi. A composição corporal e a pressão arterial foram analisadas antes e após a intervenção. As diferenças entre os grupos foram avaliadas por análise de variância de medidas repetidas adotando P <0,05. Resultados: O percentual de gordura corporal não diferiu (P> 0,05) entre ExeS e Exe, respectivamente, antes (31,5 ± 11,0% vs 31,9 ± 9,9%) e depois (30,9 ± 10,5% vs 31,5 ± 10,6%) da intervenção. A massa muscular e a pressão arterial também não apresentaram alterações significativas (P> 0,05) intra e intergrupos em ambos os momentos. Conclusão: a suplementação com óleo de pequi (400mg / dia) por trinta dias não influencia a composição corporal e a pressão arterial de indivíduos saudáveis "‹"‹e fisicamente ativos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Pedro Ferreira Alves Oliveira, Mariana Soares Pereira, Lucas Amaral Pereira, Mateus Medeiros Leite, Maurílio Tiradentes Dutra
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.