Ação de bioatividor e bioestimulante na germinação de sementes e vigor de plântulas de amendoim

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/sas.v1i2.88

Palavras-chave:

Arachis hypogaea L., Germinabilidade, Emergência

Resumo

A adoção de técnicas que promovam maiores índices de germinação e qualidade fisiológica de sementes é imprescindível para elevar o potencial produtivo das plantas no campo. Nesse contexto, a utilização de substâncias bioativadoras e bioestimulantes se apresenta como alternativa para a otimização da germinação de sementes e vigor de plântulas. Assim, objetivou-se avaliar a germinação de sementes e o vigor de plântulas de amendoim, após aplicação direta do bioativador Fertiactyl® LEG e do bioestimulante Stimulate®. O experimento foi inteiramente casualizado, com três repetições, sendo os tratamentos arranjados em um esquema fatorial [(2 x 4) + 2]. As sementes foram tratadas via aplicação direta do Fertiactyl® LEG e do Stimulate®, com os seguintes tratamentos: T1 (4,0), T2 (8,0), T3 (12,0), T4 (16,0) mL de Fertiactyl® kg-1 sementes, T5 (6,0), T6 (12,0), T7 (18,0), T8 (24,0) mL de Stimulate® kg-1 sementes, T9 - testemunha absoluta (TAB), T10 (5 mL de água kg-1 sementes). Em seguida, as sementes foram distribuídas em papel de germinação e mantidas em germinador, í  temperatura de 27ºC ± 3º e fotoperíodo de 12 horas. Foi realizado teste de vigor de plântulas simultâneo ao teste padrão de germinação de semente, assim como o estudo do índice de velocidade e porcentagem de emergência de plântulas em areia, os quais foram registrados diariamente por meio da contagem direta das plântulas. Os dados foram submetidos í  análise de variância e as médias por análise de regressão para avaliar o efeito de doses dos produtos. O Fertiactyl® LEG promove maior percentagem de germinação até a dose de 12,0 mL de Fertiactyl® kg-1 sementes. Enquanto, o Stimulate® aumenta o vigor de plântulas, com maiores valores de comprimento total, massa da matéria seca total e índice de velocidade de emergência de plântulas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen Rayssa Oliveira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Técnica em Agropecuária (2016) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Santa Inês. Atualmente é graduanda do curso de Agronomia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2017), na qual, é Bolsista do Programa de Educação Tutorial do MEC - PET AGRONOMIA UFRB e monitora da disciplina CCA008 - Fisiologia Vegetal.

Clovis Pereira Peixoto, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1979), mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia (1984), doutorado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1999) e pós doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Consultor dos periódicos - SITIENTIBUS, Série Ciências biológicas, Revista da Universidade Estadual de Feira de Santana e Magistra, Revista da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Revista Coffe Science, vinculada a Universidade Federal de Lavras. Revisor das Revistas Agro@mbiente (on line) da Universidade Federal de Roraima, Biotemas da Universidade Federal de Santa Catarina e Caatinga (on line) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fisiologia de Plantas Cultivadas, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento, desenvolvimento, fruticultura, plantas oleaginosas e rendimento de culturas.

Ademir Trindade Almeida, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no ano de 2011. Desenvolveu trabalhos como estagiário de Iniciação Científica na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e bolsista PIBIC. Tem experiência na área de Agronomia com a realização de estágios durante 3 anos, o que proporcionou uma maior experiência prática. Possui título de Mestre em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/EMBRAPA no ano de 2014, trabalhando na área de melhoramento da cultura do amendoinzeiro, com ênfase em Fisiologia Vegetal. É Doutor em Ciências Agrária (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Rosangela Nascimento da Silva Ribeiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (2010) e mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2013). Atualmente é Engenheira Agrônoma da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

João Albany Costa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Estatítica pela Escola Superior de Estatistica da Bahia (1982), graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1976) e doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2019). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: progressão, comissão de progressão, compactação, preparo do solo e subsolagem.

Elvis Lima Vieira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1985), Mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia (1994) e Doutorado em Fitotecnia pela Universidade de São Paulo (2001). Especializações em Nutrição Mineral de Plantas (ESALQ-USP) e Fisiologia Pós-colheita de Frutos e Hortaliças (UFLA - Lavras). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fisiologia de Plantas Cultivadas e Fisiologia Pós-colheita de Frutos e Hortaliças. 

Publicado

2020-10-14

Como Citar

Oliveira, E. R., Pereira Peixoto, C., Trindade Almeida, A. ., Nascimento da Silva Ribeiro, R., Albany Costa, J., & Lima Vieira, E. (2020). Ação de bioatividor e bioestimulante na germinação de sementes e vigor de plântulas de amendoim. South American Sciences, 1(2), e2088. https://doi.org/10.17648/sas.v1i2.88

Edição

Seção

Anais do XVII Encontro Sobre a Cultura do Amendoim

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)