Ação de bioatividor e bioestimulante na germinação de sementes e vigor de plântulas de amendoim
DOI:
https://doi.org/10.17648/sas.v1i2.88Palavras-chave:
Arachis hypogaea L., Germinabilidade, EmergênciaResumo
A adoção de técnicas que promovam maiores índices de germinação e qualidade fisiológica de sementes é imprescindível para elevar o potencial produtivo das plantas no campo. Nesse contexto, a utilização de substâncias bioativadoras e bioestimulantes se apresenta como alternativa para a otimização da germinação de sementes e vigor de plântulas. Assim, objetivou-se avaliar a germinação de sementes e o vigor de plântulas de amendoim, após aplicação direta do bioativador Fertiactyl® LEG e do bioestimulante Stimulate®. O experimento foi inteiramente casualizado, com três repetições, sendo os tratamentos arranjados em um esquema fatorial [(2 x 4) + 2]. As sementes foram tratadas via aplicação direta do Fertiactyl® LEG e do Stimulate®, com os seguintes tratamentos: T1 (4,0), T2 (8,0), T3 (12,0), T4 (16,0) mL de Fertiactyl® kg-1 sementes, T5 (6,0), T6 (12,0), T7 (18,0), T8 (24,0) mL de Stimulate® kg-1 sementes, T9 - testemunha absoluta (TAB), T10 (5 mL de água kg-1 sementes). Em seguida, as sementes foram distribuídas em papel de germinação e mantidas em germinador, í temperatura de 27ºC ± 3º e fotoperíodo de 12 horas. Foi realizado teste de vigor de plântulas simultâneo ao teste padrão de germinação de semente, assim como o estudo do índice de velocidade e porcentagem de emergência de plântulas em areia, os quais foram registrados diariamente por meio da contagem direta das plântulas. Os dados foram submetidos í análise de variância e as médias por análise de regressão para avaliar o efeito de doses dos produtos. O Fertiactyl® LEG promove maior percentagem de germinação até a dose de 12,0 mL de Fertiactyl® kg-1 sementes. Enquanto, o Stimulate® aumenta o vigor de plântulas, com maiores valores de comprimento total, massa da matéria seca total e índice de velocidade de emergência de plântulas
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.