Crescimento inicial de plantas de amendoim oriundas de sementes tratadas com bioativador e bioestimulante
DOI:
https://doi.org/10.52755/sas.v2iedesp1.110Palavras-chave:
Arachis hypogaea L., Características agronômicas, Massa da matéria secaResumo
As substâncias reguladoras podem auxiliar no crescimento inicial das plantas pela capacidade de interferir em mecanismos fisiológicos. Dessa forma, objetivou-se avaliar o crescimento inicial de plantas de amendoim após a aplicação direta nas sementes do bioativador Fertiactyl® LEG e do bioestimulante Stimulate®. O esquema experimental constou de 10 tratamentos arranjados em um esquema fatorial [(2 x 4) + 2], sendo o primeiro fator definido pelos produtos e o segundo fator as doses: 4,0 mL (T1), 8,0 mL (T2), 12,0 mL (T3),16,0 mL (T4) de Fertiactyl® LEG e 6,0 mL (T5), 12,0 mL (T6), 18,0 mL (T7), 24,0 mL (T8) de Stimulate® por kg de sementes, enquanto os tratamentos adicionais, a testemunha absoluta (T9) e relativa com 5 mL de água destilada kg-1 sementes (T10), no delineamento experimental inteiramente casualizado, com três repetições. Em seguida, as sementes tratadas foram distribuídas em sacos de polietileno (2 kg) de 15 cm de largura x 20 cm de comprimento, preenchidos com substrato composto de terra de superfície, terra de subsolo, compostagem e supersimples. Foram colocadas três sementes por saco em cada repetição. Aos 14 dias após a semeadura (DAS), realizou-se desbaste deixando-se uma planta por saco. Aos 30 DAS foram avaliados a altura de planta (cm), diâmetro da haste principal, número de folhas, massa seca de raiz, hastes e folhas e área foliar (dm2). Os dados avaliados foram submetidos a análise de variâncias do teste F e complementada por modelos de regressão para identificar o efeito de dose dos produtos sobre as características. Utilizou-se o programa estatístico SISVAR para análise estatística. O uso de bioativador Fertiactyl® LEG no tratamento de sementes de amendoim promove um aumento de 13,79% no diâmetro da haste principal e 30,68% na massa de matéria seca de raiz e resulta em maior crescimento e desenvolvimento da planta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ellen Rayssa Oliveira, Clovis Pereira Peixoto, Ademir Trindade Almeida, João Albany Costa, Elvis Lima Vieira, Daniele Oliveira Cunha, Valfredo da Silva Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.