Análise das áreas com risco de inundações urbanas e escorregamentos de terra em três bairros do município de Jundiaí/SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52755/sas.v3i1.158

Palavras-chave:

Ocupação do solo, Prevenção de desastres ambientais, ambiente urbano sustentável, Qualidade de vida, Mapeamento

Resumo

A ocupação inadequada do solo resulta em sérios danos ambientais para a população, como   inundações e escorregamentos de terra, além de causar prejuízos sociais e econômicos. O objetivo deste estudo foi analisar as áreas com risco de inundações urbanas e escorregamentos em três bairros do município de Jundiaí/SP, com intuito de contribuir com a discussão sobre as ações já implementadas, além de recomendações que sirvam como ponto de partida para futuras formulações de políticas públicas. Os bairros estudados foram Jd. Tamoio, Jd. das Tulipas e Jd. São Camilo. A metodologia adotada envolveu a contextualização e reconhecimento das áreas, identificação de risco; setorização/zoneamento/mapeamento; visitas de campo e propostas de intervenções. As ocupações irregulares estão entre as condicionantes antrópicas mais expressivas na deflagração do risco. Intervenções importantes já foram realizadas pela Defesa Civil do Município - instalação da escada hidráulica, piscinões e sistema de alerta, resultando em melhorias significativas. Entretanto, a quantidade de famílias, a abrangência dos bairros e as condições das ocupações trazem a complexidade e a necessidade de mais intervenções. Por fim, propõe-se como medidas essenciais: educação e conscientização da população local para os riscos de dispensa de lixo e entulho em locais inadequados, bem como para procedimentos em situações de perigo; ação de retirada de entulho e lixo e de programa de manutenção de limpeza; construção de canaletas que direcionem a água pluvial para a escada hidráulica e a ampliação ou construção de nova escada; ampliação e manutenção da rede de esgoto; remanejamento das famílias com moradias em área de risco 4, com posterior demolição das instalações e remoção de entulhos, além de recomposição vegetal da área para proteção do solo a amenização do grau de risco destas áreas e, finalmente, a instalação de um sistema sonoro de alerta para quando houver perigo de escorregamento e inundações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andresa Marques da Costa , Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta) – Jundiaí, SP.

Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária, Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta) – Jundiaí, SP, Brasil.  E-mail: andresamarques08@hotmail.com / https://orcid.org/0000-0002-9875-8842

Natália Ester Gomes de Oliveira , Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta) – Jundiaí, SP.

Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária, Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta) – Jundiaí, SP, Brasil E-mail: nataliaester.ea@gmail.com.

Verônica Ferreira de Barros Leal , Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta) – Jundiaí, SP.

Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária, Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta) – Jundiaí, SP, Brasil E-mail: veeleal@hotmail.com.

.

Caio Molena, Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta) – Jundiaí, SP.

Graduado em Engenharia Eletrônica e em Engenharia Ambiental e Sanitária, Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta) – Jundiaí, SP, Brasil E-mail: caiomolena1991@gmail.com. 

Raquel Carnivalle Silva Melillo, Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta) Jundiaí, SP.

Doutora em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas, Professora do Centro UniversitaÌrio Padre Anchieta (UniAnchieta) JundiaiÌ, SP, Brasil. E-mail: raquel.melillo@anchieta.br.

Edimar Rodrigues Soares, Centro de Ensino Superior do Sudoeste Goiano – GO.

Doutor em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Estadual Paulista (FCAV/UNESP). Professor e coordenador do curso de Agronomia do Centro de Ensino Superior do Sudoeste Goiano – GO, Brasil. E-mail: soares-agro@hotmail.com.

Publicado

2022-05-30

Como Citar

da Costa , A. M. ., de Oliveira , N. E. G., Leal , V. F. de B., Molena, C. ., Melillo, R. C. S. ., & Soares, E. R. . (2022). Análise das áreas com risco de inundações urbanas e escorregamentos de terra em três bairros do município de Jundiaí/SP. South American Sciences, 3(1), e22158. https://doi.org/10.52755/sas.v3i1.158

Edição

Seção

Artigos Originais (Ciências Ambientais)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)