Análise do cenário produtivo da cultura do amendoim e sua relação com os indices de produção para as regiões e estados brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.52755/sas.v2iedesp2.153Palavras-chave:
Arachishypogaea L., cluster analysis, safra, estatística descritiva, OleaginosasResumo
A cultura do amendoim faz parte das principais culturas oleaginosas do mundo, fornecendo vários produtos a partir de seus grãos como óleo, proteínas e vitaminas. Objetivo: organizar as regiões e os estados brasileiros, em função dos indicadores de produção, usando técnicas de estatística descritiva e a análise multivariada de agrupamentos. Para a análise regional, realizaram as estatísticas descritivas em relação ao aumento ou redução das variáveis estudadas para as safras de 2018/2019 e 2019/2020. Os dados foram adquiridos na base do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola para área plantada, área colhida e produção, por ano da safra e produto das lavouras, onde foram selecionados os dados da safra de 2018/2019 e 2019/2020 e analisados por meio da análise exploratória da técnica multivariada de agrupamentos, pelo método hierárquico. Os grupos foram separados em relação í diminuição, constância ou aumento dos indicadores de produção, resultando nos seguintes grupos: Grupo 1 = Tocantins (TO); Grupo 2 = Alagoas (AL); Grupo 3 = São Paulo (SP), Mato Grosso do Sul (MS), Paraná (PR), Sergipe (SE), Ceará, (CE), Piauí (PI); Grupo 4 = Pará (PA), Maranhão (MA), Pernambuco (PE), Bahia (BA), Minas Gerais (MG), Mato Grosso (MT), Goiás (GO); Grupo 5 = Rondônia (RO), Acre (AC), Santa Catarina (SC), Rio Grande do Sul (RS). A região Sudeste apresentou a maior área, produção e produtividade do país, já as regiões Norte e Nordeste foram as que apresentaram os menores índices como um todo. No Brasil foi observada uma grande variação com relação aos indicadores de produção e o estudo multivariado mostrou que pode ser muito importante para os produtores, pois pode colaborar nas tomadas de decisões sobre os investimentos e ajudar no entendimento do processo de avanço ou retrocesso da cultura do amendoim no território brasileiro.
Downloads

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Paulo Alexandre da Silva, Maria Elisa Vicentini , Bruna Cristina de Lima Candido , Alan Rodrigo Panosso, Glauco de Sousa Rolim

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.