Emergência e desenvolvimento inicial de plântulas de amendoim submetidas ao uso de extrato pirolenhoso
DOI:
https://doi.org/10.52755/sas.v2iedesp1.128Palavras-chave:
Arachis hypogaea, germinação, vigor, vinagre de madeiraResumo
O extrato pirolenhoso (EP), produto proveniente da queima da madeira, conhecido como ácido pirolenhoso ou vinagre de madeira, tem sido estudado em diversas culturas como milho, feijão, arroz, capazes de exercer efeitos na germinação e vigor das sementes. A cultura do amendoim tem importância socioeconômica nas regiões de sua produção e sempre busca inserir novas tecnologias. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi avaliar a influência do extrato pirolenhoso na emergência e desenvolvimento inicial de plântulas de amendoim. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x5, com duas cultivares de amendoim: IAC 503 e Granoleico; e cinco doses de EP: T1- 10,0 mL de água deionizada kg-1 de sementes; T2- 2,5 mL EP + 7,5 mL de água deionizada kg-1 de sementes; T3- 5,0 mL EP + 5,0 mL de água deionizada kg-1 de sementes; T4- 7,5 mL EP + 2,5 mL de água deionizada kg-1 de sementes e; T5- 10,0 mL EP kg-1 de sementes, com 4 repetições. A semeadura foi realizada em vasos de polietileno de 11 dm³, sendo avaliados os parâmetros de porcentagem de emergência (E%), índice de velocidade de emergência (IVE), comprimento da parta aérea (CPA), da raiz (CPR) e massa de matéria seca de plântula (MS). Os dados foram submetidos í análise de variância, pelo teste de F (p>0,05) e os tratamentos pela análise de regressão. Não foram observadas interações significativas entre os efeitos simples, entretanto para a variedade Granoleico quando adicionado EP na dose 5 mL Kg-1 sementes, houve um incremento para a porcentagem de emergência, índice de velocidade de emergência e massa seca plântulas-1. Já com relação ao comprimento tanto da parte aérea, como raízes (cm plântulas-1), maiores valores foram evidenciados para o de 7,5 mL de EP Kg-1, também para a cultivar Granoleico. Pode-se concluir que extrato pirolenhoso na dose 5 mL Kg-1, conferiu um melhor desempenho para cultivar Granoleico nos parâmetros de E%, IVE e CPA, enquanto para a cultivar IAC 503 apenas para o parâmetro de %E, quando comparado às demais dosagens, para a referida cultura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 César Martoreli da Silveira, Gabriel Vinícius Lima de Souza, José Eduardo Fadim Junior, Carlos Roberto De Toffoli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.