Produtividade do amendoim sob efeito residual da rochagem em área de reforma de canavial
DOI:
https://doi.org/10.52755/sas.v2iedesp1.127Palavras-chave:
Arachis hypogaea, rocha silicática, basalto, BioinsumoResumo
A técnica de rochagem é um processo sustentável na produção agrícola, tratando do manejo do solo com produto de fonte natural, como o pó de rocha basáltica. Assim, o objetivo desse estudo foi avaliar a produtividade do amendoim sob efeito residual de pó de rocha basáltica Coplan (PRB) em área de reforma de canavial na safra 2020/21. O experimento foi disposto em faixas (split pots), com comprimento de 60,0 m e largura de 10,8 m, contemplando três tratamentos: T1 - sem PRB; T2 - 2,5 t ha-1 de PRB e; T3 - 5,0 t ha-1 de PRB, para cada faixa, com 10 pontos de coleta (repetições), distribuídos a 6 m cada, obtendo-se após análise de variância, as médias, que foram comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade e regressão polinomial para o efeito das doses. Após caracterização do PRB, procedeu-se a aplicação por meio de distribuidor de corretivos e fertilizantes tratorizado, cobrindo a largura das faixas, realizada 10 dias após o corte da cana soca na safra 2019/20, em setembro. Após a colheita da dessa cana, em outubro de 2020, a área passou por preparo de solo convencional e o plantio do amendoim ocorreu em novembro de 2020, com a cultivar IAC 503, sem correção e adubação do solo. Foram realizados os tratos culturais conforme recomendações para a cultura. Após 160 dias de plantio realizou-se o arranque, inversão e colheita das leiras, em abril de 2021, de forma mecanizada, obtidos na área útil de cada ponto (6,0 m x 3,60 m), dentro das faixas, por tratamento e, posteriormente, transformou-se o peso coletado em produtividade, dada por quilos e sacas por hectare. Foram observados que o tratamento sem PRB apresentou valores médios de produtividade igual a 5.602,32 kg ha-1 e 224,10 sc ha-1 e, que as doses de 2,5 e 5,0 t ha-1 apresentaram os valores médios de produtividade de 7.354,63 e 7.421,76 kg ha-1, com 294,19 e 296,87 sc ha-1, respectivamente, com um aumento de 24,51% da produtividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 César Martoreli da Silveira, Gabriel Vinícius Lima de Souza, Carlos Roberto De Toffoli, Antônio Alexandre Bizão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.