Eficiência de produtos biológicos na coinoculação de sementes de soja
DOI:
https://doi.org/10.52755/sas.v2i2.109Palavras-chave:
Fixação biológica, produtividade, proteção, glycine maxResumo
O objetivo deste trabalho foi verificar o potencial uso de produtos biológicos comerciais na coinoculação com Bradyrhizobium japonicum no tratamento de semente da soja. O experimento foi realizado em papel germitest e o cultivo em vasos. Foram realizados sete tratamentos com cinco repetições, sendo: T1 – testemunha, T2 –Bradyrhizobium japonicum, T3 – B. japonicum + Azospirillum brasilense, T4 – B. japonicum + Bacillus subtilis, T5 – B. japonicum + Bacillus amyloliquefaciens, T6 – B. japonicum + Bacillus methylotrophicus e T7 – B. japonicum + Bacillus pumilus. As variáveis analisadas foram germinação (G), germinação de plântulas normais (GN), índice de velocidade de emergência (IVE), crescimento parte aérea em vaso (CAV) e papel germitest (CAG), de raíz em vaso (CRV) e papel germitest (CRG). Os dados foram submetidos a análise dos pressupostos e determinados a partir do teste de Tukey a 5% de probabilidade e realização da análise de componentes principais (ACP). A coinoculação de B. japonicum + A. brasilense promoveu ganhos de enraizamento e germinação em plântulas de soja. A coinoculação com B. pumilus apresentou potencial de efeito semelhante a associação de B. japonicum + A. brasilense. A associação com B. methylotrophicus apresentou melhor enraizamento em vaso (CRV) que os demais tratamentos. O uso de BPCP"™s em associação com B. japonicum potencializa o desenvolvimento inicial da plântula.
Downloads
![](https://southamericansciences.com.br/public/journals/1/submission_109_111_coverImage_pt_BR.jpg)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luana Patrícia Pinto Korber, Ângelo Henrique Canan Korber, Luciana Grange, Celestina Alflen Klahold
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.