Consumo de álcool e outras substâncias psicoativas entre universitários e a prática de binge drinking
DOI:
https://doi.org/10.52755/sas.v2i2.105Palavras-chave:
Binge Drinking, Alcoolismo, Intoxicação AlcoólicaResumo
O álcool está entre as substâncias psicoativas mais consumidas entre os jovens universitários, representando um sério problema de saúde pública. A modalidade do consumo de álcool "Binge Drinking" é caracterizada pelo consumo em grande quantidade da substância em uma mesma ocasião. Diante do exposto, este estudo teve como objetivo verificar a prevalência e o padrão de consumo de álcool entre os acadêmicos de uma instituição particular de ensino superior situada no interior do estado de Rondônia. Adotou-se a metodologia de estudo transversal em que foi utilizada uma amostra de conveniência não probabilística. Aplicou-se um questionário estruturado com questões validadas para autopreenchimento. A associação entre variáveis foi aferida pelo teste qui-quadrado, assumindo-se o nível de significância de 5% (p <0,05). Foram analisados 525 questionários. Dentre os resultados encontrados nota-se que 46,1% dos acadêmicos consomem abusivamente bebidas alcoólicas, 38,2 % haviam bebido de forma agressiva e maciça pelo menos uma vez ao mês e 54,4% já haviam consumido bebidas alcoólicas antes de ingressar no ensino superior. Comparativamente aos homens, as mulheres representam o maior índice para consumo e consumo mais nocivo de álcool (69%). Na relação entre consumo de álcool e comportamento de risco, 58,3% dos universitários declararam que não usam preservativos nas relações sexuais, 13,7% tinham ingerido bebida alcoólica antes da relação sexual e 53,1% já tiveram mais de três parceiros sexuais. Em consonância com outros achados na literatura científica, este estudo indica a relação da prática de Binge Drinking com o aumento das chances de manifestação de problemas relacionados ao uso de álcool e a outros comportamentos de risco, principalmente entre acadêmicas. As diferenças do padrão de consumo entre os gêneros podem ser importantes em ações de prevenção mais eficazes sobre o uso de álcool entre os universitários.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 André Tomaz Terra Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.