Desenvolvimento de amendoim consorciado com palma forrageira utilizando resíduo lácteo
DOI:
https://doi.org/10.17648/sas.v1i2.86Palavras-chave:
Arachis hypogaea, Consórcio, Opuntia ficus-indicaResumo
Uma alternativa viável para o aproveitamento de pequenas áreas agrícolas é o cultivo em consórcio, aumentando a eficiência do uso da terra e reduzindo incidência de pragas e doenças. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da população de plantas de amendoim (Arachis hypogaea L. cv. BR 1) consorciado com a palma forrageira (Opuntia ficus-indica L.) mais o emprego do rejeito lácteo sobre o desenvolvimento do amendoim. O experimento foi conduzido em campo no município de Garanhuns, utilizou-se o delineamento de blocos ao acaso com 6 tratamentos, constituídos por diferentes populações de amendoim em monocultivo e consorciado com a palma forrageira. Avaliou-se massa seca e comprimento de parte aérea e raiz, área foliar, índice de velocidade de emergência e percentual de emergência. Foi empregado inoculante com estirpe de Bradyrhizobium comercial mais resíduo lácteo industrial em todos os tratamentos. O consórcio propiciou aumento no comprimento de parte aérea e os melhores resultados foram observados no tratamento com duas linhas de amendoim em consórcio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.