Avaliação da atenção primária à saúde para hipertensos: estudo transversal
DOI:
https://doi.org/10.52755/sas.v3i1.166Palavras-chave:
Atenção Primária em Saúde, Hipertensão Arterial Sistêmica, Satisfação do PacienteResumo
Objetivo: Verificar a qualidade da Atenção Primária à Saúde na percepção dos usuários hipertensos, de uma quadra na região norte de Palmas-TO, por meio do Primary Care Assessment Tool. Método: Estudo transversal descritivo, de abordagem quantitativa, realizado com 120 usuários hipertensos que continham idade > 18 anos. Resultados: Os atributos com maiores médias foram grau de filiação com serviço de saúde e utilização. Em contraste, os menores escores médios foram encontrados em acessibilidade e serviços prestados. A média do escore essencial e escore geral foram abaixo do ponto de corte, indicando fraca orientação da Atenção Primária à Saúde. Conclusão: A percepção dos hipertensos sobre a Atenção Primária à Saúde mostra uma situação de fragilidade. Assim faz-se necessário melhorar o desempenho desses atributos, mediante uma atuação integrada e resolutiva na promoção, prevenção e recuperação da saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Eduardo Espíndola Sousa , Layza Kayna Miranda-da-Silva , Ricardo Milhomem Costa , André Pontes Silva, Mirian Cristina dos Santos Almeida , Erika da Silva Maciel , Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LicençaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista SAS. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte. Essa licença permite também que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na South American Sciences.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados na South American Sciences são de inteira responsabilidade de seus autores.