Avaliação da atenção primária à saúde para hipertensos: estudo transversal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52755/sas.v3i1.166

Palavras-chave:

Atenção Primária em Saúde, Hipertensão Arterial Sistêmica, Satisfação do Paciente

Resumo

Objetivo: Verificar a qualidade da Atenção Primária à Saúde na percepção dos usuários hipertensos, de uma quadra na região norte de Palmas-TO, por meio do Primary Care Assessment Tool. Método: Estudo transversal descritivo, de abordagem quantitativa, realizado com 120 usuários hipertensos que continham idade > 18 anos. Resultados: Os atributos com maiores médias foram grau de filiação com serviço de saúde e utilização. Em contraste, os menores escores médios foram encontrados em acessibilidade e serviços prestados. A média do escore essencial e escore geral foram abaixo do ponto de corte, indicando fraca orientação da Atenção Primária à Saúde. Conclusão: A percepção dos hipertensos sobre a Atenção Primária à Saúde mostra uma situação de fragilidade. Assim faz-se necessário melhorar o desempenho desses atributos, mediante uma atuação integrada e resolutiva na promoção, prevenção e recuperação da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Espíndola Sousa , Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, Palmas, TO, Brasil. E-mail: eduardoespindolasousa@gmail.com.

Layza Kayna Miranda-da-Silva , Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, Palmas, TO, Brasil. E-mail: layzakaynna@hotmail.com.

Ricardo Milhomem Costa , Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas.

Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade, Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas. , Palmas, TO, Brasil. E-mail: ricardomilhomem@gmail.com.

André Pontes Silva, Universidade Federal de São Carlos

Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (Doutorado), Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil. E-mail: contato.andrepsilva@gmail.com.

Mirian Cristina dos Santos Almeida , Universidade Federal do Tocantins

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Saúde (Mestrado), Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, Brasil.  E-mail: mirian.almeida@mail.uft.edu.br. 

Erika da Silva Maciel , Universidade Federal do Tocantins

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Saúde (Mestrado), Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, Brasil. E-mail: erikasmaciel@uft.edu.br.

Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma , Universidade Federal do Tocantins

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Saúde (Mestrado), Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, Brasil. E-mail: quaresma@uft.edu.br.

Publicado

2022-02-14

Edição

Seção

Artigos Originais (Educação Fí­sica)